• Carregando...

Ponta Grossa – Desde segunda-feira, funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Ponta Grossa realizam obras emergenciais no Cemitério São Sebastião, no Bairro Sabará. O cemitério foi interditado há uma semana pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) pelo perigo de contaminação do solo e do lençol freático que passa sob o local.

A principal obra procura conter a erosão do terreno. Para isso, oito funcionários trabalham no cemitério, fechando as valetas abertas pelas águas da chuva. "É um trabalho demorado, porque é manual. Tudo tem de ser feito com o máximo cuidado por causa do material com que lidamos", afirma o secretário de Obras e Serviços Públicos da cidade, Olímpio Malucelli Filho. O secretário não deu previsão de quando os reparos serão finalizados.

Além das obras, o IAP pediu um relatório sobre a qualidade da água do córrego que passa junto ao terreno do cemitério. Por enquanto, funcionários da Vigilância Sanitária do município realizam um levantamento das casas à beira do córrego que possuem poços artesianos, para então fazer a análise da água. O terreno onde está o cemitério é bastante acidentado e a água da chuva provoca erosão e destruição dos túmulos, deixando até alguns corpos e ossadas ao ar livre.

A prefeitura, que administra o cemitério, tem mais uma semana para realizar os reparos necessários e se adequar à nova legislação, para então conseguir a licença ambiental para o funcionamento do cemitério. Se até lá a prefeitura não realizar as obras necessárias, será multada em R$ 100 mil por dia de atraso. "Só iremos fiscalizar as obras após o fim do prazo", diz a chefe regional do IAP na região, Elma Romano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]