i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Colégio Estadual

Secretário não cede à pressão e mantém a diretora do CEP

  • PorAna Carolina Bendlin
  • 15/11/2007 19:59

Depois de ouvir todas as partes envolvidas em quase sete horas ininterruptas de discussão, o secretário estadual da Educação (Seed), Maurício Requião, decidiu manter Maria Madselva Ferreira Feiges como diretora do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Ele se reuniu ontem com representantes de pais, alunos, professores e a direção, na Seed, para tentar encontrar uma solução para o impasse que chegou a suspender as aulas no CEP na semana passada. O encontro iniciou às 9 horas e se encerrou por volta das 17 horas, sem intervalo para o almoço. "Nós esperávamos que o secretário se sensibilizasse com as nossas questões, mas ele foi categórico em mantê-la no cargo", afirma Joel Ramalho, representante dos alunos.

Segundo pais, alunos e professores, o motivo apresentado pelo secretário para a manutenção de Maria Madselva no cargo foi que não existe nenhuma justificativa plausível para ela ser afastada. "Eles não consideraram o fato de que a relação dos alunos com ela está fragilizada", comenta a estudante Raquel Martins, também representante dos alunos. Um nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira para que a negociação seja aprofundada.

Câmeras

No entanto, outras reivindicações foram atendidas, como a retirada das câmeras de segurança, instaladas no início do ano. "Também há possibilidade de negociação a respeito dos professores que foram suspensos", explica Ederson Prestes, representante do corpo docente. Denílson Schena, um desses professores, recebeu a notícia com otimismo. "Tenho expectativa de retornar à escola em breve."

Também compareceram ao encontro José Lemos, presidente da APP-Sindicato, o promotor Clayton Maranhão, da Promotoria de Proteção à Educação, e Romeu Gomes de Miranda, presidente do Conselho Estadual de Educação.

O tumulto na escola começou na última terça-feira, quando estudantes iniciaram protestos reivindicando o afastamento de Maria Madselva e eleições diretas para a direção da escola. O clima piorou nesta semana depois que os professores Maria Luiza Lacerda e Denílson Schena foram suspensos e as funcionárias Elizabeth Miot, Nanci Zeni, Jacqueline Brandalize e Ângela Knapki foram exoneradas de cargos comissionados.

A possibilidade de eleições diretas na escola será discutida na próxima reunião. A reivindicação tem apoio da APP. "O Estadual não pode ser tratado diferente em relação às outras escolas estaduais", defende Lemos. No entanto, para que haja eleições diretas, é necessária uma mudança na legislação estadual, já que o CEP funciona em regime especial devido a uma lei de 1964.

Maria Madselva e o secretário Maurício Requião foram procurados pela reportagem para conceder entrevista sobre a reunião de ontem, mas não foram encontrados. Na segunda-feira, os alunos decidem se continuam os protestos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.