Trecho Norte

Prefeitura pretende iniciar trabalhos em meados do ano que vem.

Cronograma

2009 – Assinatura do contrato com a AFD.

2010 – Abertura da licitação, início da construção do trecho e assinatura do contrato com o BID.

2011 – Continuidade da obra.

Obras previstas

Com verba da AFD

Estrutura principal, canaletas, pistas marginais e vias locais.

Com recursos do BID

Complementos, como alguns binários e compensações ambientais.

R$ 100 milhões

É o valor aproximado previsto para o financiamento do BID. Com a AFD, foi acertado o mesmo volume de recursos, com contrapartida de igual valor da prefeitura.

Fonte: Ippuc.

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O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou ontem que vai liberar recursos para as obras da segunda etapa da Linha Verde, entre o Jardim Botânico (zona leste) e Atuba (zona norte), em Curitiba. A negociação com o banco começou em março, mas a assinatura do contrato só deve ocorrer em 2010, pois o BID atingiu o teto de empréstimos disponíveis para o Brasil em 2009. O valor do financiamento ainda não foi definido, mas deve ficar na casa dos R$ 100 milhões.

Além do dinheiro do BID, as obras receberão recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da própria prefeitura de Curitiba. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano de Curitiba, Cléver Teixeira de Almeida, explica que serão feitas a revisão do projeto executivo, atualização e adequações ao projeto do trecho norte da Linha Verde.

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Para que o acordo seja assinado é preciso que a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão colegiado que reúne 11 ministérios, dê o seu parecer favorável à negociação. A documentação necessária à análise da Cofiex já foi encaminhada, segundo a prefeitura, à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain) e está sendo analisada pelo Grupo Técnico de Análise da Cofiex.

Como o processo com a AFD já está mais adiantado, a prefeitura espera assinar o contrato ainda neste ano. Com a liberação dos 37 milhões de euros – cerca de R$ 100 milhões – previstos no acordo, a licitação para a obra seria aberta no início do próximo ano e a construção do novo trecho começaria até meados de 2010. Depois disso é que o município fecharia o contrato com o BID, para dar continuidade à obra em 2011.

A obra

Semelhante à primeira etapa da Linha Verde, implantada desde o Terminal Pinheirinho até o Centro Politécnico, o trecho que será implantado terá uma canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais, formando um trinário, como acontece nos demais eixos estruturais da cidade. O trecho, onde a BR-476 dará lugar a uma avenida urbana, terá 8 km de extensão, partindo do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.

Estão previstas ainda obras de ampliação dos viadutos das Avenidas Afonso Camargo e Victor Ferreira do Amaral e quatro trincheiras. Além do binário formado pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, serão implantados binários junto a três estações (Atuba, Solar e Fagundes Varela). Os três locais que já têm a infraestrutura necessária (PUC, Torres e UFPR), terão as estações implantadas. O novo trecho da Linha Verde terá ainda mais seis estações de embarque e desembarque.

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