• Carregando...
Segunda dose da vacina contra dengue será ofertada de 3 a 31 de março | Antônio More/Gazeta do Povo
Segunda dose da vacina contra dengue será ofertada de 3 a 31 de março| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Moradores de 30 cidades paranaenses que concentram 80% dos casos de dengue do estado serão vacinados contra a doença a partir desta sexta-feira (3). As novas doses fazem parte da segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e foram anunciadas nesta quinta-feira (2), pelo secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto.

O imunizante estará disponível para a população das localidades abrangidas até o dia 31 de março, em unidades básicas de saúde (UBS’s) locais. De acordo com o governo estadual, a meta é vacinar 100% das pessoas que receberam a primeira dose no ano passado – cerca de 200 mil. Quem faz parte do público-alvo e não foi vacinado em 2016 também poderá receber a dose da vacina neste mês.

Os municípios que fazem parte da campanha são: Assaí, Bela Vista do Paraíso, Boa Vista da Aparecida, Cambará, Cambé, Cruzeiro do Sul, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Iguaraçu, Itambaracá, Jataizinho, Leópolis, Londrina, Mandaguari, Marialva, Maringá, Maripá, Munhoz de Mello, Paiçandu, Paranaguá, Porecatu, Santa Fé, Santa Isabel do Ivaí, Santa Terezinha de Itaipu, Sarandi, São Jorge do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sertanópolis e Tapira.

Em duas das 30 cidades abrangidas, Assaí e Paranaguá, o público-alvo foi definido respeitando a faixa etária de 9 a 44 anos. Já nos demais 28 municípios, a idade será de 15 a 27 anos.

Chamamento

Segundo a Sesa, já foram enviadas mensagens por SMS, WhatsApp, e-mail e mensagens gravadas por telefone para alertar as pessoas cadastradas no sistema sobre a segunda dose. Também foram enviadas cartas pelos Correios informando as datas e a disponibilidade da vacina.

No próximo sábado (4), as UBS’s ficarão abertas pela manhã e tarde para reforçar a campanha.

A terceira dose deve ser distribuída em setembro.

A vacina não é indicada para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas e pessoas em tratamento com radioterapia e quimioterapia.

Baixa adesão

No ano passado, a primeira etapa da campanha atingiu menos de 50% do público estimado. Na época, foram adquiridas cerca de 500 mil doses da vacina contra a dengue no estado.

Apenas cinco municípios chegaram a registrar a meta da campanha – 80% de adesão. Doze cidades tiveram mais de 50% de cobertura vacinal, duas 60% e outras 13 vacinaram abaixo de 50% do público-alvo.

A vacina, no entanto, proporciona, conforme a Sesa, 93% de proteção contra o Aedes. O imunizante também reduz em 80% o número de internações por dengue.

Conforme a Sesa, pela primeira vez em um ano, o Paraná conclui o mês de janeiro sem registrar epidemias de dengue nos 399 municípios do estado.

Até esta quinta-feira, o Paraná contava com 525 casos confirmados da doença – 439 autóctones e 86 importados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]