• Carregando...
Campanha de vacinação contra o HPV ocorre em todo o território nacional | Divulgação/Prefeitura de Curitiba/Valdecir Galor
Campanha de vacinação contra o HPV ocorre em todo o território nacional| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba/Valdecir Galor

Doses

Confira quais são as etapas de vacinação do HPV:

1.ª dose: entre 11 e 13 anos.

2.ª dose: após seis meses.

3.ª dose: cinco anos após a primeira dose.

A segunda fase da vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas entre 11 e 13 anos começa na próxima segunda-feira (1.º). As adolescentes que tomaram a primeira dose em março deste ano devem retornar a uma unidade básica para a imunização, que é gratuita.

Há cerca de 240 mil garotas dentro desta faixa etária em todo o Paraná. A campanha tem como objetivo conscientizar pais e responsáveis e lembrá-los de levar as meninas ao posto de saúde, mas a vacinação pode ser feita o ano todo. Meninas que ainda não tinham completado 11 anos em março podem ir a uma UBS para tomar a primeira dose, por exemplo. O importante é lembrar de voltar para a segunda etapa após seis meses.

Em Curitiba, cerca de 82% das 39 mil meninas dentro da faixa-etária foram vacinadas na campanha feita em março. "Agora estamos fazendo este lembrete para elas voltarem", conta a diretora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Juliane Oliveira.

O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres, no Brasil. "É mais uma das estratégias de prevenção. Além disso é importante usar preservativos, fazer exames preventivos e consultas ginecológicas", explica Oliveira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]