• Carregando...

Atualizado em 26/8/2006, às 16h28

A segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil – poliomielite – começou neste sábado em todo o Brasil. Todas as crianças de zero a cinco anos devem tomar a gotinha. No Paraná a meta da Secretaria de Saúde é imunizar mais de 900 mil crianças - superando o índice de 92,8% na 1.ª fase.

Até o meio-dia desde sábado, cerca de 39 mil crianças já haviam sido vacinadas em Curitiba. Este número representa 31% da meta estipulada.

Oito mil postos em todo o estado devem participar da 26ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, disponibilizando pelo menos 1,6 milhão de doses. Em Curitiba, serão 298 postos de vacinação que funcionarão de 8h às 18h. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 95% das crianças. A lista, com os respectivos endereços, está disponível no serviço 156 e no site da prefeitura. Além da vacinação, a Secretaria Municipal realiza uma série de atividades educativas e exames preventivos, durante o fim de semana do Mutirão da Cidadania da Regional Portão.

De acordo com a secretaria, o último caso registrado da doença em Curitiba foi em 1985 e no Paraná, em 1986. No Brasil, não há registros da paralisia infantil deste 1989. A meta do governo federal é vacinar mais de 17 milhões de crianças.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, tem início súbito e acomete em geral os membros inferiores. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores e deixou, ao longo dos anos, centenas de pessoas com deficiência física.

Números da 1º fase

Na primeira fase da vacinação, no dia 10 de junho, foram vacinadas 94% das crianças de zero a cinco anos em todo o Brasil. No Paraná, 845.963 crianças tomaram as gotinhas. Em Curitiba foram imunizadas 132.883 crianças, totalizando 107,4% de cobertura vacinal. O número na capital foi maior do que o estimado porque foram vacinadas crianças da região metropolitana e de outras cidades, em trânsito pela cidade.

Carteiras de vacinação

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação para que as equipes de saúde avaliem se as vacinas estão em dia. Crianças que não estejam com a cobertura vacinal atualizada poderão receber as vacinas que faltam somente nas unidades de saúde.Veja em vídeo toda a preparação da Secretaria de Saúde para a segunda etapa da vacinação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]