• Carregando...

Brasília – O governo federal vai ampliar os recursos para segurança pública ainda neste ano. A promessa foi feita ontem pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Apesar de ainda não adiantar valores ou percentuais, a ministra garantiu que a área é prioridade para o governo federal.

"Sem dúvida, nós estamos prevendo uma ampliação dos recursos para segurança pública diante da prioridade que o presidente da República estabeleceu", afirmou a ministra ao chegar para um almoço com a Associação Nacional de Jornais (ANJ). "Eu não tenho como dizer ainda qual vai ser o nível deste aumento, mas que vai haver uma ênfase no gasto para segurança pública, isso vai."

Mais dinheiro da União para a área foi uma das reivindicações feitas ontem pelos quatro governadores do Sudeste – José Serra (SP), Sérgio Cabral Filho (RJ), Aécio Neves (MG) e Paulo Hartung (ES) – em uma reunião no Rio de Janeiro para discutir a integração das políticas de segurança. Uma das reclamações apresentadas por Serra foi que os valores previstos para 2007 dos fundos Nacionais de Segurança Pública e Penitenciário voltem aos previstos para 2006 e não haja contingenciamento. A verba prevista para 2007 é R$ 147 milhões menor que em 2006.

Os governadores também querem o aumento dos efetivos dos policiais federais e rodoviária federal nos quatro estados e o uso das Forças Armadas para patrulhar fronteiras. As reivindicações dos governadores estão em uma carta, que será encaminhada ao governo federal. Dilma diz que a carta ainda não chegou, mas é intenção do governo trabalhar junto com os estados. "O governo tem todo o interesse em ter um programa bastante efetivo com os governadores e os estados", garantiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]