• Carregando...

Duas unidades do Segway, veículo elétrico de duas rodas com capacidade para transportar uma pessoa em pé, começaram a ser usados ontem no patrulhamento feito pela Guarda Municipal em Curitiba. O equipamento, cedido, sem custos, por um ano, à prefeitura, será usado no calçadão da XV nos dias úteis e, nos fins de semana, nos principais parques.

Com o Segway, um guarda municipal percorre, no mesmo tempo, uma área cinco vezes maior do que a pé. Para rodar 100 quilômetros, o Segway gasta o equivalente a R$ 1 em energia. "É um veículo extremamente econômico", disse o prefeito Beto Richa. A prefeitura não informou se pretende comprar o equipamento após os testes, nem quais seriam os valores da aquisição.

Para o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, o equipamento agiliza o patrulhamento e tem a vantagem de não ser um veículo poluente. "Além disso, o equipamento tem uma plataforma alta, o que permite ao guarda um ponto de visão privilegiado e de longo alcance", disse.

O novo equipamento tem uma velocidade de 20 km/hora. Pode ser usado em calçadões e locais em que veículos convencionais não trafegam. Segundo a prefeitura, pelo menos 150 departamentos de polícia de vários países, como Estados Unidos e Inglaterra, usam o Segway. Em Porto Alegre, o Segway é usado pela Brigada Militar no patrulhamento das ruas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]