• Carregando...

Uma semana de operação, 15 estabelecimentos visitados, 12 vistoriados e seis casas noturnas interditadas. Este é o saldo das vistorias realizadas pelo 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O trabalho de vistoria começou na segunda-feira (28). Depois de uma semana, os bombeiros entregaram um relatório completo ao Departamento de Receitas da Prefeitura (responsável pela liberação de alvarás) e os locais foram interditados no final de semana. As ações devem prosseguir até o final desta semana, quando as equipes esperam ter vistoriado todas as boates da cidade. Oito itens estão sendo observados pelos oficiais nas vistorias: extintores de incêndio; iluminação, sinalização e saídas de emergência; hidrante e segurança estrutural (para locais acima de 1.000 m²); controle de materiais de revestimento e acabamento e; brigada de incêndio (para locais com capacidade acima de 100 pessoas).

O estabelecimento que não cumprir alguma dessas exigências ou esteja com material irregular é notificado e pode ser interditado até que a situação seja regularizada e uma nova vistoria seja feita.

Na madrugada de sábado (02), quatro boates tiveram as portas fechadas temporariamente. Problemas ou alterações na planta; falta de hidrante; fiação elétrica irregular; escada de madeira; falta de licença para funcionar como casa noturna; problemas com a sinalização de emergência; e revestimento de teto feito com material foram os motivos que levaram ao fechamento provisório desses locais. Para voltar a atender, os clubes precisam regularizar os itens de segurança, apresentar a documentação no Corpo de Bombeiros e passar por uma nova vistoria. Só assim, o setor responsável pela liberação de alvarás da prefeitura emite a ordem para que a casa possa abrir as portas. Até lá, agentes de fiscalização, em parceira com a Guarda Municipal, circulam todas as noites pela cidade para garantir que as casas noturnas interditadas não descumpram a ordem.Fiscalizações

Na segunda-feira (04), uma equipe do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros e de agentes de fiscalização de alvarás saiu para mais um dia de trabalho. Eles visitaram três casas noturnas, que estavam fechadas e os bombeiros não conseguiram vistoriar os espaços. "Nós voltaremos a visitar esses locais em outra oportunidade", frisa o tenente-coronel Nilson Bezerra.

Segundo o capitão André Lopes, as ações de vistorias sempre são realizadas, mas com a tragédia em Santa Maria essas ações ganharam mais visibilidade. "É importante porque as pessoas precisam conhecer os locais que freqüentam, saber se é seguro e cobrar dos donos. Trata-se de uma cultura de prevenção".

Ele revela que qualquer pessoa pode denunciar as irregularidades de uma casa noturna através do telefone 193. "As pessoas tem o direito à segurança e devem cobrar isso. Não podemos estar a todo o momento nos locais".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]