• Carregando...

Atualizado em 31/10/2006 às 17h55

Seis vôos foram cancelados e 32 sofreram atrasos nesta terça-feira (31) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A Infraero informou que os cinco cancelamentos e 11 atrasos registrados pela manhã foram causados pela neblina. Os incidentes da tarde, porém, pode ser resultado da operação-padrão dos controladores de vôo que vem acontecendo nos últimos dias.

A nova postura dos controladores já provocaram atrasos em diversos vôos nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Decolando com atraso destes aeroportos, a aeronave chega no Afonso Pena atrasada e, conseqüentemente, decola depois do horário previsto.

Entre as 6 horas e meio-dia, foram seis cancelamentos e 11 atrasos. Na parte da tarde, até às 18 horas, mais um vôo havia sido cancelado e outros 21 saíram depois do horário.

Nevoeiro

A diretora do Instituto de Pesquisa Ibope, de São Paulo, Márcia Cavallari Nunes, chegou com uma hora de atraso em Curitiba. No Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, a justificativa para era o nevoeiro na capital paranaense. "Eles me disseram que um avião que saiu às 6h30 de São Paulo não conseguiu pousar em Curitiba por causa da neblina. Por conta disso, este avião, o mesmo que me trouxe, acabou saindo com atraso", explicou. O vôo estava previsto para chegar às 10h34min, mas pousou apenas às 11h43. A diretora do Ibope veio à Curitiba para dar uma entrevista à RPC-TV Paranaense.

Atraso nos vôos adia reunião com presidente do BC

O intenso tráfego aéreo adiou uma audiência pública que alguns senadores teriam esta manhã com o presidente do Banco Central, Henrique Meirellles, em Brasília. Os parlamentares, por problemas nos aeroportos, não conseguiram chegar à capital federal.

O anúncio do adiamento foi feito pelo senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO). A nova data para a reunião ainda não foi definida.

Operação-padrão

Os atrasos e cancelamentos no Afonso Pena não teriam ligação direta com a operação-padrão dos controladores de vôo que afetam os horários em outros aeroportos do país. Os controladores reclamam do excesso de vôos no espaço aéreo do Brasil, sobrecarregando o trabalho.

Na manhã desta terça-feira, os vôos previstos para pousar e decolar dos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Belo Horizonte sofreram atrasos superiores a uma hora.

Interatividade

Você sofreu com atrasos nos aeroportos recentemente? Conte-nos sua experiência em nosso fórum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]