• Carregando...

Cascavel – O líder sem-terra Celso Ribeiro Barbosa, que pertence à coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Via Campesina, disse ontem à polícia que estava na fazenda Syngenta, em Santa Teresa do Oeste, quando ocorreu o tiroteio entre seguranças e sem-terra que deixou dois mortos e sete feridos. Ele contou que saiu correndo e percebeu que vários tiros foram disparados em sua direção. Barbosa, que diz estar marcado para morrer, prestou declarações durante quase três horas ao delegado Amadeu Trevisan, que preside o inquérito. A versão que Barbosa contou à polícia desmente informações distribuídas à imprensa na terça-feira pelas assessorias do MST e da Via Campesina de que ele não estaria na fazenda no momento do conflito.

No depoimento, Barbosa voltou a dizer que os sem-terra não estavam armados. A tese é reforçada em nota emitida ontem pela Via Campesina, que contestou as declarações dadas pela sem-terra Janete Brites, ao telejornal Paraná TV 2.ª Edição, da RPCTV. A mulher, que se apresentou como coordenadora da Via Campesina, contou que os sem-terra teriam usado uma arma tirada de um segurança durante o tiroteio. "Janete Brites não é dirigente, liderança, nem integrante de qualquer instância da Via Campesina; não estava na Syngenta no momento do ataque dos pistoleiros da empresa de segurança NF e não tem elementos para fazer qualquer depoimento a respeito do caso", informou a nota.

Viúva

Ontem, também prestou depoimento uma adolescente que era esposa do segurança Fábio Ferreira, morto no conflito. Ela contou que por volta das 9 horas de domingo, Ferreira teria voltado para casa, apavorado, contando que tinha sido rendido pelos sem-terra na fazenda. Ela diz que o marido contou que alguns homens tiraram a carteira e o celular dele, pegaram uma foto dela que ele carregava na carteira e a esfregaram na cara dele, dizendo que matariam ela. Ferreira pediu para que ela fosse embora para casa de parentes e disse que se reuniria a outros seguranças para voltar na fazenda, onde três homens ainda estariam rendidos pelos sem-terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]