• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Guapirama – Um incêndio destruiu pelo menos 350 dos 700 hectares da Fazenda São Roque Gonzáles, em Guapirama, no Norte Pioneiro. O fogo começou na noite de terça-feira, mas só foi percebido ontem pelos funcionários da propriedade. O Corpo de Bombeiros acredita que o incêndio seja criminoso porque foram encontrados três focos.

A dona da área, Elisabeth Regina Lebinski, acusa os integrantes do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), que estão acampados a poucos metros da porteira da fazenda, de terem iniciado o fogo, que até o começo da noite de ontem continuava fora de controle. Os sem-terra já invadiram a propriedade quatro vezes em menos de 18 meses, mas em todos os casos a proprietária teve garantida a reintegração de posse. As cerca de 20 famílias de sem-terra acampadas no local negaram ontem qualquer participação no incêndio.

A área atualmente está arrendada para o produtor rural Sidney Mano, que estava preparando parte dos 700 hectares para o plantio da soja. O agricultor também acredita que o incêndio foi causado pelos sem-terra. Segundo ele, com o plantio, o discurso do Mast de que a área é improdutiva cairia por terra.

Além de queimar a área que seria usada no cultivo do grão, o fogo também destruiu pequenas faixas de mata nativa e por pouco não chegou até a sede da fazenda, onde há moradias, barracões de madeira e máquinas e tratores. Ainda ontem, funcionários da fazenda apressaram-se para retirar tudo que podia ser consumido pelo fogo.

Segundo os bombeiros, nada pode ser feito para controlar o incêndio, a não ser aceiros nas propriedades vizinhas para evitar a propagação do fogo. O combate é quase impossível porque a fazenda tem áreas acidentadas que impedem a chegada de caminhões-pipa e até brigadas a pé.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]