• Carregando...
Da meia-noite às 5 horas, os sinaleiros piscam com a luz amarela: menos risco de assalto | Luiz Carlos da Cruz/Gazeta do Povo
Da meia-noite às 5 horas, os sinaleiros piscam com a luz amarela: menos risco de assalto| Foto: Luiz Carlos da Cruz/Gazeta do Povo

Opine

O que você acha do sistema de "semáforo piscante"? Ele aumenta ou diminui a segurança dos motoristas?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Desde as primeiras horas do dia 20 de dezembro, os mais de 180 semáforos de Cascavel, no Oeste do Paraná, estão funcionando em um novo sistema durante a madrugada. Da meia-noite às 5 horas eles ficam piscando com a luz amarela, como determina uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Mesmo contrariada, a prefeitura adaptou os sinaleiros.

O vereador Gilmar Gaitkoski (PSL), um dos autores do projeto de lei, justificou a proposta dizendo que o novo sistema trará mais segurança aos motoristas. Segundo ele, muitas pessoas o procuraram pedindo para que o sistema, que já funcionou em 2002, fosse implantado novamente porque os motoristas corriam risco de assalto ao parar nos semáforos. Agora os condutores podem parar rapidamente, observar o cruzamento e seguir em frente.

Acidentes

A prefeitura vetou o projeto por considerar que durante o tempo em que o sistema funcionou no município o número de acidentes durante a madrugada aumentou. Os vereadores não aceitaram o argumento da prefeitura, derrubaram o veto e promulgaram a lei.

Na primeira madrugada com o novo sistema, dois caros bateram no cruzamento das ruas Manoel Ribas e Presidente Kennedy, local onde há um "semáforo piscante".

A prefeitura informou que técnicos da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) estão monitorando o quadro de acidentes. Em nota, a Cettrans disse que está "na expectativa de que não volte a se repetir o mesmo quadro de anos atrás", numa referência ao número de acidentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]