• Carregando...

O aumento de acidentes em cruzamentos com semáforos seqüenciais motivou a troca dos sinaleiros instalados em 2003, na Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, em Curitiba. A diretoria de trânsito da Urbs fez um levantamento sobre acidentes nos cruzamentos onde foram instalados os semáforos, 24 meses antes e 24 meses depois da instalação na avenida, e o resultado foi que o índice de acidentes aumentou em 53%.

"A constatação foi de que aumentou o número de acidentes nos cruzamentos com semáforos seqüenciais", explicou a diretora de Trânsito da Urbs, Rosângela Batistella.

O modelo é chamado semáforo seqüencial porque o motorista pode observar o tempo de espera, conforme as lâmpadas vão se apagando ou acendendo. São 13 lâmpadas, sendo seis verdes, seis vermelhas e uma amarela, que vão se apagando até liberar ou interromper a passagem do veículo no cruzamento.

O modelo de semáforo seqüencial não é homologado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Para instalação em Curitiba foi necessária uma autorização do órgão. "Na época era uma novidade e havia o entendimento de que poderia ser um bom equipamento. Mas após vários estudos, mesmo de câmaras técnicas, percebemos que é preciso fazer estudos mais técnicos", comentou Batistella.

A diretora salientou que o sinaleiro com 13 lâmpadas funciona "como uma largada de Fórmula 1". "O motorista acha que vai dar pra passar ainda na última lâmpada verde, acelera e acaba tendo uma colisão", observou a diretora.

Na continuação da Avenida das Torres, em São José dos Pinhais, a via também possui semáforos seqüenciais. A reportagem tentou contato com a prefeitura, mas, em razão do horário, ninguém foi encontrado para comentar.

* * * * *

Interatividade

Os motoristas respeitam os semáforos em Curitiba?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe seu comentário abaixo

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]