• Carregando...

Curitiba – Nove partidos devem realizar suas convenções nacionais na última semana permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a definição de candidaturas.

Apuração da Gazeta do Povo mostra que pelo menos mais um candidato à Presidência deve ser lançado na próxima semana.

O Partido Republicano Progressista (PRP) promete lançar um nome na próxima quinta-feira. Setores do PV e PCO ainda trabalham com a possibilidade da candidatura própria, embora a verticalização e a cláusula de barreira compliquem as pretensões das duas siglas já que as alianças nos estados ficariam comprometidas.

A semana também é fundamental para o PT. Dois tradicionais aliados do partido: o PSB e o PCdoB decidem na quarta e quinta-feira respectivamente se apóiam ou não a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A tendência é de que o apoio seja informal, o que permitira aos partidos disputar cargos nos estados contra o PT ou se aliar a outras legendas.

A situação pode mudar durante a semana, já que lideranças das duas siglas trabalham pela união formal. Ontem, durante a convenção do PT, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse que o PSB deve estar na chapa de Lula contra "as forças do atraso".

No caso do PC do B, a situação é ainda mais complicada. O partido, que desde 1989 apóia Lula, terá de abrir mão do seu candidato a governador caso repita a aliança formal com os petistas.

O impasse foi criado pelo próprio PT, que lançou a deputada distrital Arlete Sampaio para o governo do Distrito Federal. O candidato comunista é o ex- ministro dos Esportes Agnelo Queiroz.

Até o momento o único apoio certo ao PT é o do nanico PRB que tem no vice-presidente José Alencar sua estrela maior.

Além do PRB, o PCB também define na próxima semana uma coligação formal.

O Partido Comunista do Brasil vai apoiar a senadora Heloísa Helena (PSol) que, sem a presença do ex-governador carioca Anthony Garotinho (PMDB), aparece até o momento como terceira força na disputa eleitoral.

Segundo turno

Curiosamente, uma boa votação de dois ex-membros do PT, Helena e o ex-ministro da Educação de Lula Cristovam Buarque, atualmente no PDT, pode garantir a presença do tucano Geraldo Alckmin no segundo turno. Até o momento as pesquisas eleitorais indicam a reeleição de Lula já no primeiro turno.

Também contam com candidatos à Presidência os partidos nanicos PSL, com Luciano Bicar, e o PSDC, de José Maria Eymael.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]