• Carregando...

A Semana Nacional de Trânsito começa nesta terça-feira (18) com foco no combate ao excesso de velocidade. Com o tema "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida", a semana é promovida em Curitiba pela secretarias municipais de Trânsito e da Saúde e pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Neste ano, o evento dá atenção especial aos motoristas com idades entre 18 e 25 anos, considerados mais propensos a se envolverem em acidentes de trânsito. Por conta disso, diversas ações serão efetuadas nas universidades da capital, como blitzes educativas, palestras, atendimento móvel, oficina volante, orientações para motociclistas e apresentação teatral do grupo Grutun!, da UniBrasil.

Essas iniciativas têm como objetivo alertar para a imprudência ao volante, como dirigir sobre efeito de álcool ou usando celular. A abertura oficial será na terça-feira (18) no teatro do Colégio Bom Jesus às 9h30 no Centro de Curitiba. O jornalista Ricardo Boechat e o empresário Eduardo Machado Pereira, da Força Livre Motorsport, apresentarão palestras.

Durante a semana, os motoristas do transporte coletivo também serão abordados em parceria com a Urbs. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Vila Torres será montada uma mini-cidade para orientar as crianças a respeito de segurança no trânsito. No dia 22 é comemorado o Dia Mundial sem Carro, e a avenida Cândido de Abreu será fechada para dar espaço a atividades de cultura e lazer, além de um passeio ciclístico.

Exames gratuitos

Durante o Dia Mundial Sem Carro, alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Evangélica realizarão exames de glicemia capilar e colesterol e aferição da pressão arterial. Também haverá orientações sobre a prática de esporte e o acompanhamento do passeio ciclístico pelos alunos de Fisioterapia, além de distribuição de mudas de árvores e dicas sobre transportes alternativos. A iniciativa é uma parceria da Faculdade Evangélica com a Prefeitura de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]