• Carregando...

São Paulo (AE) – Bem colocado nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, o prefeito José Serra (PSDB) pode começar 2006 comemorando mais um bom resultado. A aprovação de seu governo teve um avanço nos últimos seis meses e fechou 2005 com 39,4% dos paulistanos avaliando a administração como ótima ou boa. O índice é bem superior ao obtido por sua antecessora, Marta Suplicy (PT), no primeiro ano de gestão (25,9%) e também deixa para trás a marca conquistada pelo tucano em junho, de 22,8%.

O número de pessoas que consideram o atual governo ruim ou péssimo despencou, conforme pesquisa InformEstado realizada nos dias 17 e 18 de dezembro. Passou de 32%, em junho, para 17%. Já o porcentual de entrevistados que avaliam o desempenho de Serra como regular pouco mudou: de 40,4% para 40,3%.

Os maiores índices de aprovação do prefeito estão entre os mais ricos. Entre os que ganham acima de 20 salários mínimos, 57,4% avaliam o governo como ótimo e bom. No caso dos menos favorecidos – com renda de até 5 salários mínimos –, a maioria (42,8%) considera a administração Serra regular.

Outra boa notícia para o prefeito é que, para a maioria dos paulistanos, a cidade melhorou em comparação à deixada por Marta. Para 46,1%, está melhor ou muito melhor. Pouco mais de 33% acham que está igual e, para 19%, a metrópole piorou. Com todos esses resultados positivos, a expectativa dos paulistanos ouvidos pela pesquisa não podia ser diferente: quase 60% acreditam que Serra fará um bom governo.

No desempenho particular, saúde, a principal marca de Serra, foi eleita pela segunda vez consecutiva como a pior área. O índice de reprovação, no entanto caiu. Em junho, 31% dos entrevistados estavam descontentes com o setor. Hoje são 27,9%. Na gestão Marta, a Saúde também foi o calcanhar-de-Aquiles. Durante toda a gestão foi eleita a pior área.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]