• Carregando...

Um novo serviço de coleta e reciclagem de lâmpadas fluorescentes foi lançado nesta semana no Paraná. A empresa que criou o sistema se responsabiliza em buscar o material usado para depois reciclá-los pelo equipamento chamado Bulbox. O método previne a contaminação do meio-ambiente pelo mercúrio – substância altamente tóxica e que pode causar danos à saúde.

Para as empresas, o serviço de coleta evitará o armazenamento, que muitas vezes é inadequado, de grandes volumes de lâmpadas queimadas, diminuindo assim o risco de quebra e evaporação do mercúrio na atmosfera. Outra vantagem da descaracterização na própria empresa é dispensar o transporte das lâmpadas inteiras até a sua destinação, já que nesta condição exigem-se condições especiais de deslocamento e seguro da carga devido aos riscos de contaminação ambiental em caso de acidentes.

As coletas serão feitas nas empresas independente do volume de lâmpadas a ser descartado. Pela praticidade do equipamento, desenvolvido com tecnologia nacional, será possível triturar até 1.500 lâmpadas por dia. Todo o material resultante da trituração - vidro, alumínio, fósforo e mercúrio – ficará acondicionado em um sistema a vácuo que não possui riscos de contaminação do ar. O que não é reciclado será enviado para aterros industriais.

Lançado no mercado em 2005, o sistema Bulbox já triturou e reciclou quase 200.000 lâmpadas, atendendo empresas e instituições nas esferas pública e privada, como a Prefeitura de Curitiba, Infraero, Sanepar, Fundepar, hospitais e associações.

Maiores informações pelo telefone (41) 3357-0778.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]