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No período em que a agência ficou fechadas, duas mil pessoas ficaram sem atendimento.

A agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Cascavel, Oeste do estado, reabriu, nesta segunda-feira (8), uma semana após ter sido incendiada por um usuário. Em função do incidente, os servidores na unidade entregaram uma lista de reivindicação à Superintendência do INSS, pedindo a adoção de medidas que ampliem a segurança da agência. Se nenhuma providência for tomada em um prazo de 15 dias, os funcionários prometem parar suas atividades. "Pedimos porta giratória, segurança armada e a reengenharia do setor de atendimento", exemplificou o médico perito Émerson Vilanova, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV.

Na reabertura da agência, nesta segunda, a segurança estava reforçada pela Polícia, que permaneceu em plantão do lado de fora. Internamente, mais um vigia estava trabalhando e a sensibilidade do detector de metais foi ampliada.

Na manhã desta segunda, o movimento registrado na unidade foi 40% acima do normal. Mais três médicos e cinco servidores foram chamados para reforçar a equipe. Na semana em que a agência ficou fechada, 2 mil pessoas deixaram de ser atendidas. Mas, segundo a gerente do INSS de Cascavel, Cleonice Vilanova, quem tinha agendamento para a semana passada não vai precisar remarcar o atendimento. Basta que os usuários compareçam à agência com o comprovante. "Nenhuma pessoa será prejudicada, nem mesmo para fins de pagamento, que será preservada a data do primeiro requerimento", disse.

O incêndio foi provocado por um homem de 53 anos em protesto contra o resultado de uma perícia. Ele entrou na agência com galões de combustível e ateou fogo no local. As chamas atingiram poltronas, computadores e documentos. A unidade precisou passar por reforma para voltar a atender os segurados. Homem ficou preso por três dias, mas foi liberado e vai responder em liberdade.

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