• Carregando...

Os funcionários do INSS e da Previdência Social de todo o Brasil iniciam nesta terça-feira (30) uma paralisação, de 72 horas, em protesto contra o abandono da categoria por parte do governo federal. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprev/PR), a União não cumpriu o acordo firmado entre as duas partes durante a greve do ano passado. Além dos servidores do Paraná, trabalhadores de outros 18 estados também devem cruzar os braços durante três dias.

Em todo o país, os servidores pedem a melhoria nas condições de trabalho, com a realização de concurso público para contratação de novos funcionários, além da implantação do novo Plano de Carreira da categoria e reajuste salarial. De acordo com o diretor do Sindiprev/PR, Lincoln Ramos e Silva, a greve de três dias busca chamar a atenção do governo federal para as necessidades dos trabalhadores. "Essa paralisação serve de alerta também, já que a greve por tempo indeterminado também não está descartada. Queremos é que o governo volte a negociar e cumpra os acordos já firmados conosco", completa Silva.

Ato público

Em Curitiba será realizado um ato público a partir das 8h em frente à Gerência Executiva do INSS, na Rua João Negrão. A meta da categoria é que pelo menos 80% do funcionalismo pare em todo o Paraná. "Apenas serviços emergenciais e as consultas pré-agendadas devem ser atendidas. Os demais serviços serão suspensos", assegura o diretor do Sindiprev/PR.

O INSS na capital, por meio de sua assessoria, confirma que a paralisação deve afetar nove dos 11 postos da instituição em Curitiba e região metropolitana. No interior do estado, agências de Cascavel, Maringá, foz do Iguaçu, Palmas, Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava já confirmaram que terão atendimento apenas parcial a partir desta terça-feira. Outros municípios devem confirmar a adesão ou não ao movimento grevista apenas na manhã desta terça.

Após os três dias de greve, os servidores vão avaliar os níveis de adesão e impacto da paralisação, para então discutirem a possibilidade ou não de uma greve geral e por tempo indeterminado. Para a população, o INSS oferece o telefone 0800-78-0191, no qual é possível obter informações sobre quais serviços estarão funcionando em cada cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]