• Carregando...

Servidores técnico-administrativos vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest) prometem uma paralisação para esta sexta-feira (30), data do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em todo o país.

O ato inclui funcionários da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Hospital de Clínicas (HC).

O sindicato informou que não devem aderir às mobilizações professores das universidades, que têm uma associação à parte, e médicos do HC. Por isso, os serviços oferecidos por estes profissionais não devem ser prejudicados. De qualquer forma, ao menos 30% do efetivo dos profissionais ligado ao Sinditest deve trabalhar normalmente.

De acordo com uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa do Sinditest, a principal reivindicação da categoria é contra a privatização do HC por meio do programa Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), de direito privado, que presta serviços de reestruturação a hospitais universitários. "Até o momento, a luta da comunidade universitária da UFPR e do HC conseguiu barrar a entrada da Ebserh no Estado do Paraná. Mas é preciso que toda a população se envolva nessa batalha, que apenas começou", diz a nota.

No documento o sindicato pede ainda que os usuários do HC "não compareçam ao hospital na sexta-feira, exceto em casos de urgência ou emergência".

O Dia Nacional de Mobilização e Paralisação está sendo organizado pelas entidades junto às centrais sindicais CSP Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e CSB. Em Curitiba, vários atos estão marcados para o dia, entre eles um encontro das centrais sindicais na Avenida Cândido de Abreu, às 13 horas.

De acordo com a CSP-Conlutas, além de trabalhadores ligados ao Sinditest, também devem realizar paralisações em Curitiba trabalhadores em educação básica da rede estadual e metalúrgicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]