• Carregando...

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou ontem dois novos casos de suspeita da gripe suína no Paraná ao mesmo tempo em que descartou um. Após resultados de exames laboratoriais, foi afastada a hipótese de o vírus ter infectado uma mulher de 36 anos atendida com sintomas da doença na região de Maringá, Noroeste do estado.

Em Curitiba, um homem de 34 anos, que foi internado de manhã, já recebeu alta do hospital, mas ainda é considerado um caso suspeito. Ele voltou dos Estados Unidos recentemente e apresentou os sintomas da doença: febre alta e tosse. O paciente passou por uma avaliação clínica e coleta de amostras para análise laboratorial, sendo liberado logo após. Agora, ele aguarda por resultados de exames em isolamento residencial, informou a Secretaria de Saúde da capital.

Em Londrina, uma mulher de 48 anos está isolada na ala de tisiologia do Hospital Universitário (HU), após ser internada ontem cedo, aguardando o resultado de exames. Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, a análise laboratorial foi despachada para São Paulo e o prazo para resultado é de 72 horas. Ela recebeu a medicação antiviral usada para o tratamento da gripe suína.

Ao todo, 12 casos considerados suspeitos ou em monitoramento já foram descartados desde o anúncio do vírus no Paraná, que ocorreu no dia 24 de abril. Cinco deles por exames laboratoriais e sete por critérios clínicos e epidemiológicos.

Atendimento

A paciente de Londrina apresentou os sintomas da doença após voltar de uma viagem em que passou pelo México e Estados Unidos. Ela chegou à cidade em 28 de abril e, na noite de quinta-feira, procurou o pronto-socorro do hospital Mater Dei com sintomas de gripe e febre. A mulher estava com 39 graus e se queixava de dores no corpo. Ela foi levada para o HU, onde está em uma ala formada por três enfermarias com um total de dez leitos. Os profissionais de saúde que entram na ala usam roupa especial, máscara e óculos para evitar contaminação. Martin informou que estão sendo rastreadas todas as pessoas que estiveram em contato com a paciente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]