Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Sete homens presos em cela de 2 metros quadrados são transferidos

Presos estavam detidos em um cubículo de dois metros quadrados, mas foram removidos nesta terça-feira (6) para o sistema prisional

Sete presos se espremem em cela de dois metros quadrados | Patricia Pereira / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Sete presos se espremem em cela de dois metros quadrados (Foto: Patricia Pereira / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Sete homens que estavam presos em uma pequena cela da Delegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC) - projetada para abrigar apenas uma pessoa - foram transferidos para o sistema prisional. A informação foi repassada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (6). A cela em que os sete presos estavam tinha dois metros quadrados, sem espaço para que os detentos pudessem se acomodar.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Polícia Civil afirmou que os sete homens foram retirados da DVC, no bairro Tarumã na noite de segunda-feira (5) e que pernoitaram em celas da Delegacia de Furtos e Roubos. Na manhã desta terça-feira, os presos foram transferidos à Casa de Custódia, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

Na segunda-feira, a Comissão de Direitos Humanos da subseção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) informou que não há cama ou banheiro na cela da DVC onde os presos estavam. Os sete homens presos não tomavam banho havia quatro dias e usavam um galão de plástico para urinar. Para dormir, eles se revezavam e se deitavam em pedaços de papelão.

O trabalho da DVC é investigar o desaparecimento de pessoas, função que, segundo o delegado Roberto Fernandes, fica comprometida porque os investigadores precisam cuidar dos presos. "É uma condição absurda. Vai contra todos os direitos humanos", disse a vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB, Isabel Kügler Mendes. A DVC ainda recebe pessoas que foram presas pelas Polícias Militar, Rodoviária e Federal e Guarda Municipal.

Mulheres serão transferidas

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que as 67 presas que estão no 9º DP de Curitiba, no bairro Santa Quitéria, começarão a ser transferidas a partir desta terça-feira. Outras 82 mulheres que estão detidas no Centro de Triagem 1, da Polícia Civil, também serão removidas ao complexo penal de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.