• Carregando...

A campanha "Fique Sabendo" que tem o objetivo de identificar portadores do vírus HIV completou duas semanas e neste período já foram realizados sete mil teste no estado. Só na última semana foram cerca de cinco mil testes. Os resultados preliminares identificaram 22 casos positivos, informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na primeira semana, foram 2.670 teste e 17 amostras continham o vírus. A Sesa estima que 20 mil pessoas tenham aids e não sabem no Paraná. A campanha "Fique Sabendo", uma das estratégias para reduzir esse número, segue até 15 de outubro em todos os municípios do Paraná.

Apesar da maioria das contaminações ocorrerem entre 13 e 19 anos, a maior procura pelos testes são de pessoas na faixa etária dos 20 a 39 anos, especialmente mulheres. É também nessa faixa que está a maioria dos testes com resultado positivo. "Os adolescentes ainda têm pouca consciência dos riscos da doença, e por isso a maioria não procura o teste. Os adultos jovens, mais maduros, decidem fazer o teste após um comportamento de risco, como manter relação sexual sem preservativo", explica Francisco Carlos dos Santos, coordenador do Programa DST/Aids do Paraná.

O teste tem três etapas. Na primeira, profissionais de saúde explicam o que é a aids, como acontece o contágio e quais os tratamentos. Ao receber o resultado, o paciente recebe orientações finais, conforme seu caso.

A maioria dos testes realizados pela campanha (4.079) foram rápidos, com resultados em até 40 minutos para ficarem prontos. Os demais foram convencionais, que ficam prontos em até 10 dias. Quem deseja participar da campanha pode acessar o site da Sesa ou procurar uma unidade básica de saúde para saber onde fazer o teste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]