• Carregando...

O inverno começa oficialmente às 8h28 desta segunda-feira (21). De acordo com boletim meteorológico divulgado pelo Instituto Tecnológico Simepar, a estação terá predomínio de tempo seco e frio, com possibilidade de quedas bruscas nas temperaturas. O instituto prevê ocorrência de nevoeiros e formação de geadas.

A previsão das temperaturas para o trimestre julho/agosto/setembro é que fiquem próximas da média histórica para o inverno. Algumas quedas mais acentuadas poderão ocorrer em razão das massas de ar frio que ingressam no estado durante a estação. Os dias mais frios, no entanto, serão intercalados com sequências mais amenas de temperaturas, sempre associadas à falta de precipitação. O fenômeno El Niño, que influenciou o clima no primeiro semestre, perde força e dá espaço ao La Niña (esfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico). Com isso, setembro, que normalmente caracteriza-se pelo retorno das precipitações, apresentará chuvas abaixo do normal para o Paraná.

As temperaturas devem seguir o padrão de cada região, com valores mais altos no Norte e Oeste e mais baixos na região Centro-sul. Em média, as temperaturas devem variar 8° C e 26° C no estado entre julho e setembro. No entanto, na Região Metropolitana de Curitiba a tendência é de que os termômetros marquem 0° C. Na região dos Campos Gerais, as mínimas devem ser negativas.

A formação de geadas é comum, com mais força nas cidades de Guarapuava, Inácio Martins e Palmas, na região central do estado. Os nevoeiros, como o que deixou o Aeroporto Afonso Pena fechado por quase 11 horas na terça-feira (15), devem acontecer com frequência.

Seguindo um padrão climatológico, a expectativa do Simepar é de que a cada sete dias uma frente fria, que causa chuvas, passe pelo estado, seguida de uma massa de ar frio, que derruba as temperaturas. No entanto, não é possível prever a intensidade desses fenômenos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]