• Carregando...

Banco HSBC demite centenas de funcionários no Brasil inteiro

"As demissões ocorreram pela reestruturação do negócio de aquisição de contas. No entanto, não haverá mais cortes, pois a reestruturação já foi feita", afirmou o diretor de RH

Leia a matéria completa

Funcionários Bacen fazem greve de 72 horas

Os funcionários do Banco Central em todo o país mantêm nesta semana uma paralisação de 72 horas para protestar contra a diferença salarial que a carreira tem em relação a outras de mesma importância do poder executivo.

Leia a matéria completa

Seis agências do banco HSBC permaneceram com as portas fechadas durante toda terça-feira (17) em protesto feito pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba, contra a demissão de 33 funcionários do banco feita na quinta e sexta-feira passadas (12 e 13). Na última semana, o HSBC demitiu 397 pessoas em todo o Brasil. No início da tarde, por volta das 13h, os caixas eletrônicos da agência Centro Cívico foram abertos a pedido dos clientes.

As agências de Curitiba foram fechadas por volta das 7h30 desta terça-feira, por membros do sindicato dos bancários. Com isso, não funcionam as seguintes agências nesta terça: HSBC da Marechal Deodoro, da Comendador Araújo, da João Negrão e da André de Barros, na região central. As agências do Centro Cívico e da Água Verde também estão fechadas. Por meio de panfletos e faixas, os bancários afirmaram que para assegurar um atendimento de qualidade aos clientes é imprescindível que o banco realize novas contratações.

A assessoria de imprensa do Sindicato informou que devido a dificuldade dos clientes da região do Centro Cívico em encontrarem outra agência, os caixas eletrônicos foram abertos. Também foram fechadas algumas agências de Londrina e Toledo, segundo a assessoria de imprensa do HSBC.

Manifestantes impediram a entrada dos funcionários para trabalhar e a paralisação durou até o final do expediente bancário, por volta das 17h. O protesto, inicialmente, só será mantido nesta terça-feira. Na quarta-feira, as agências devem funcionar normalmente.

Segundo o sindicato, os caixas eletrônicos das agências fechadas foram liberados no fim da tarde desta terça. No Paraná a estimativa é que cerca de 100 funcionários do banco tenham sido mandados embora. Um histórico feito pelo sindicato dos bancários aponta que somente na capital foram 85 demissões realizadas pelo banco no primeiro trimestre de 2007. "As demissões foram um golpe nos bancários que temem novas dispensas. Não há como acreditar na palavra do banco depois desta traição". Marisa Stedile

A assessoria de imprensa do HSBC divulgou uma nota oficial dizendo que reconhece os protestos do sindicato como "uma manifestação democrática" e garante que não serão feitas novas demissões em todo o Brasil. A assessoria disse ainda que "todas as demissões já foram concluídas e anunciadas até sexta feira passada, 13 de abril, em contrapartida, mais de 400 colaboradores estarão sendo promovidos para reforçar outras linhas de negócios do banco".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]