• Carregando...

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Sindilitoral) divulgou nesta terça-feira (28) um balanço parcial do carnaval nas praias do Paraná. De acordo com a instituição, o saldo em 2006 foi surpreendente e positivo durante a temporada de verão, mesmo com alguns problemas. O balanço final do carnaval 2006 deve ser divulgado nesta quinta-feira.

Mais de 1,2 milhão de pessoas passaram por Guaraqueçaba, Ilha do Mel, Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba durante os quatro dias de festa, segundo o Sindilitoral. O sindicato ainda cita o número recorde de mais de um milhão de carros descendo para o litoral do estado.

Mesmo com os bons números, o Sindilitoral alerta para algumas melhorias a serem feitas a partir da próxima temporada. Apesar da boa distribuição dos foliões entre os balneários, é necessário um maior planejamento e um calendário definido até outubro de cada ano que antecede o carnaval. Outra sugestão é fortalecer os "esquentas" nos dias que precedem o feriado, como aconteceu em Matinhos com a Matinbanda, que antecede Caiobanda e em Pontal do Paraná. O município, aliás, encerrou o carnaval com a Pontalbanda em Praia de Leste na terça-feira.

Antonina e Paranaguá foram outros dos destaques durante o feriado. A primeira conseguiu multiplicar sua população em quatro vezes, resgatando de vez o seu destaque no cenário carnavalesco regional. Já Paranaguá consolidou a sua importância no contexto carnavalesco estadual.

Pontos negativos

Os resultados de balneabilidade, o carnaval ter caído quase no final do mês e os gastos contidos por parte dos veranistas foram os pontos negativos do carnaval. Enquanto o primeiro problema rendeu muitas polêmicas, as outras duas justificativas são compreensivas, visto que o início do ano é sempre um período de acertas as contas.

Muitas pessoas foram ao litoral de última hora, segundo o sindicato. O tempo bom e a falta de opções de lazer em Curitiba teriam causado o maior fluxo de famílias para as praias paranaenses.

Outro fator que contrariou as expectativas foi a lotação dos imóveis nos balneários. Se os hotéis e pousadas estiveram suas lotações completas, os imóveis particulares não tiveram a mesma sorte. Muitos imóveis estavam vazios. Mesmo entre aqueles que colocaram a sua casa ou apartamento aos cuidados de empresas especializadas, nem todos obtiveram sucesso na locação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]