• Carregando...

Sirene tocou pela última vez na segunda-feira

A sirene que soava todos os dias no Mercado Municipal de Curitiba não toca mais a partir desta terça-feira (15). O equipamento sonoro, que foi instalado em 1958 inicialmente para ser acionado em casos de ataques aéreos, passou a ser utilizado nos últimos anos para avisar os comerciantes da chegada do caminhão de coleta de lixo. Com a mudança no plano de gerenciamento de resíduos do mercado, na segunda-feira (14) a sirene soou pela última vez.

O aviso era acionado três vezes por dia, às 10 horas, entre 15 e 16 horas e às 18 horas, e imediatamente os comerciantes corriam com os sacos de lixo para não perder a coleta. "Toca, todo mundo sabe o que tem de fazer, que é jogar seu lixo", explicou o vendedor Rubens Rodrigues, ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV.

O problema é que muitos frequentadores do Mercado Municipal não sabiam o que a sirene significava. "Assustava nossos clientes, trazendo algum transtorno. Já aconteceu de pessoas se assustarem, largarem o prato na praça de alimentação", contou Carlos Koneski, gerente do Mercado Municipal, ao telejornal.

O último apito soou na tarde de segunda-feira. A partir desta terça, as mais de duas toneladas de lixo produzidas diariamente no mercado poderão ser recolhidas pelos comerciantes a qualquer hora do dia e levadas para um depósito, montado no antigo estacionamento da Rua da Paz. Cinco lixeiras gigantes, próprias para papel, plástico, vidro, dejetos orgânicos e metal garantem a separação do lixo.

Segundo a prefeitura, além do depósito para os comerciantes, outras 31 lixeiras separativas menores foram instaladas em pontos estratégicos dentro do mercado. Por mês, o Mercado Municipal de Curitiba produz cerca de 72 toneladas de lixo, sendo 48 toneladas de orgânicos e o restante de recicláveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]