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Seis ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT) estão testando portas elétricas no lugar do sistema pneumático. A vantagem é que o modelo elétrico é mais limpo e evita o desgaste de algumas peças. De acordo com a Urbs, empresa que administra o transporte de Curitiba, os testes ocorrem em quatro veículos articulados, um biarticulado e um coletivo padrão. Não há custos para o sistema com essa experimentação. Se comprovada a eficácia do modelo, esse sistema deve entrar no manual de especificação do órgão e passará a ser exigido para os novos ônibus que serão adquiridos na renovação de frota.

Os testes começaram há dois anos em um veículo, mas, desde setembro desse ano, foram instalados em mais carros. De acordo com Elcio Karas, gestor da área de tecnologia de transporte da Urbs, há uma preocupação em ter um sistema eficiente e que traga segurança ao usuário. "Todo e qualquer sistema elétrico tem uma resposta mais eficiente e é mais confiável que o sistema pneumático, que tem outras possibilidades de falha", diz.

Ele explica que o sistema pneumático, de compressão de ar, já apresentou problemas relacionados ao frio. Geadas muito fortes prejudicaram o funcionamento de alguns carros, pois havia congelamento do óleo. O sistema elétrico é eficiente e alimentado pela própria bateria do veículo – o que também pode eliminar o sistema de compressão instalado nos veículos. Segundo Karas, a operação elétrica das portas deve ser avaliada por um período de três a seis meses.

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