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Depois de ficar fora do ar desde o início da manhã desta segunda-feira (15), em todo o mundo, o sistema usado pela TAM para a realização de check-in voltou a funcionar às 8h25, informou a companhia. Os reflexos do problema ocorrido, no entanto, que inclui filas nos guichês e atrasos de voos, devem durar por quase todo o dia, na previsão da própria companhia aérea.

A instabilidade no sistema Amadeus, usado pela TAM em todos os países em que atua, com cerca de 800 voos por dia, impediu a impressão de cartões de embarque e de etiquetas de bagagem. O procedimento teve de ser feito manualmente, o que causou longas filas e lotação nos guichês. A assessoria de imprensa da TAM informou que os passageiros que perderam voos serão acomodados em outros da própria companhia ou de outras empresas. Aqueles que preferirem, também podem optar pelo reembolso do valor da passagem.

Situação em Curitiba

No aeroporto Afonso Pena, que serve Curitiba, 15 voos partiram com atraso (34,1% do total), segundo o balanço que computa os dados da meia-noite às 11 horas.

Cinco voos foram cancelados entre os que chegavam ao terminal até as 11 horas, sendo quatro com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que está fechado devido a um avião que teve problemas no trem de pouso e interditou a pista.

Foram registrados o cancelamento de três voos da companhia aérea Azul e um da Gol. Um outro voo da Gol, que partiria com destino a Foz do Iguaçu, interior do estado, também foi cancelado. Entre os voos com atraso superior a 30 minutos, um era da companhia aérea TAM, um da Trip e um da Gol.

Já entre as partidas, três voos foram cancelados. Dois deles, da companhia aérea Azul, partiriam em direção a Campinas, e um voo da Gol, que seguia para Guarulhos, não decolaram. Entre os voos com atraso superior a 30 minutos, um da Trip, com destino a Cuiabá, e um da Tam, rumo a Maringá, foram registrados. Entre os 11 voos que apresentaram atraso superior a 30 minutos, sete eram da companhia TAM, quatro da Gol, um da Trip e um da Azul.

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