• Carregando...

Já que nas ruas é impossível se esquivar das temperaturas congelantes tão comuns durante o inverno, muitos não abrem mão de manter o ar quente, pelo menos, dentro de casa. Aquecedor comum, aquecedor a gás, lençóis térmicos e outros aparatos que ajudam a esquentar ganham notoriedade nessa época do ano. Mas, se não tomar cuidado, em vez de tornar o ambiente agradável, esses aparelhos podem tornar o ambiente perigoso.

De acordo com a tenente do Corpo de Bombeiros Tamires Pereira, os problemas mais comuns constatados pela corporação em dias frios é a sobrecarga elétrica. Sem manutenção, a fiação não dá conta com o grande acúmulo de aparelhos ligados, como aquecedores e secador de cabelo, por exemplo, e acaba sofrendo um curto-circuito.

"Curto-circuito na fiação elétrica da casa é muito complicado, porque a fiação está espalhada e isso acaba gerando muitos focos, que se dissipam facilmente. Por isso, manter a fiação elétrica em dia é muito importante", ressalta a tenente.

Os aquecedores elétricos também não devem ser ignorados quando o assunto é manutenção. A cada inverno eles devem ser vistoriados por um técnico, para que ele verifique se não há falhas que podem provocar uma sobrecarga de corrente elétrica.

Aquecedor a gás é outro vilão em potencial. Desregulado, ele pode provocar a morte de pessoas ou animais, explica Tamires. Segundo a tenente, quando esse tipo de aparelho queima o gás de maneira incompleta, libera monóxido de carbono, um gás sem cheiro e sem cor, mas altamente perigoso.

"O monóxido de carbono é mais pesado que o ar, e, por isso, fica na parte de baixo. Então, quem vai começar a sofrer os sintomas antes são os animais e as crianças. Quando o monóxido entra no organismo, não permite mais a ocorrência da troca gasosa no pulmão, e por isso a pessoa tem a sensação de falta de ar, fica sonolenta, cansada como se estivesse fadigada. Aí ocorre a morte branca, chamada assim porque não se encontra indício nenhum de causa de morte na pessoa", relata.

Para evitar transtornos com o aquecedor a gás, uma dica é manter o ambiente onde o aparelho está instalado com ventilação natural. Outra dica é controlar o equipamento de maneira visual: a chama que mostra a queima ideal do gás é da cor azul. Se a chama estiver amarela ou em tons alaranjados, a queima está incompleta e apresenta perigo.

Invenções perigosas

Na falta de aquecedores, uma lata de alumínio com álcool parece resolver o problema de muita gente. O que muitos ignoram é o alto risco de acender fogo em um recipiente improvisado como este. Álcool ou qualquer outro material combustível usado para este tipo de "aquecimento" são materiais altamente inflamáveis, que liberam o tóxico dióxido carbônico.

"O dióxido de carbono ocupa o lugar do oxigênio. Diferente do monóxido, esse tem cheiro, faz fumaça, o que faz com que a pessoa perceba e evite um mal maior, mas nem por isso é recomendado", alerta Tamires.

Secadores de cabelo para aquecer a cama também estão proibidos. Se superaquecido, o aparelho pode gerar um curto-circuito e provocar um grande estrago, já que assim como os cobertores e lençóis, o colchão é altamente inflamável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]