• Carregando...
Universidade Mackenzie (SP) foi citada pelo fraudador | Luiza Sigulem/Folhapress
Universidade Mackenzie (SP) foi citada pelo fraudador| Foto: Luiza Sigulem/Folhapress

Diplomas de nível superior falsificados estão sendo vendidos na internet. A compra pode ser feita por qualquer pessoa, até mesmo por quem nunca cursou uma universidade. Os supostos comerciantes oferecem até certificados da área médica. Um diploma de Enfermagem, por exemplo, custa R$ 6 mil.

Em diversos sites, falsificadores prometem entregar os diplomas de curso superior em prazos de até dez dias. Dizem também que o documento entregue terá reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e será oficializado, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Sem saber que se tratava de uma reportagem, um atendente do site Sucesso Corp explicou por telefone como funciona o esquema ilegal. É preciso enviar documentos à instituição de ensino superior indicada pelo negociador e pagar 60% do valor, como sinal. Por um diploma de Pedagogia, ele cobrou R$ 4,5 mil.

"Tudo legalizado em 15 dias. Reconhecido e publicado", afirmou. "Você vai escanear os documentos e mandar por e-mail para lá. Eles vão fazer o encaixe e mandar para o MEC. Em dois ou três dias, o MEC deu OK."

O atendente também disse que há a possibilidade de o comprador escolher a universidade pela qual o documento falso será emitido.

Questionado sobre o caso, o diretor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, José Roberto Covac, levantou a hipótese de que diplomas originais estejam sendo usados no esquema fraudulento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]