• Carregando...
Guardas imobilizam skatista: vídeo foi parar na internet | Reprodução
Guardas imobilizam skatista: vídeo foi parar na internet| Foto: Reprodução

O uso de um skate foi motivo de tumulto no Parque Iberê de Matos, conhecido como Parque Bacacheri, em Curitiba, na tarde do último sábado. Por volta das 14 horas, um skatista foi detido por guardas municipais, que afirmam terem sofrido desacato e desobediência. A ação foi gravada e o vídeo, postado por populares na internet. O caso foi encaminhado à Polícia Civil.

O operador de logística Rugieri Mateus, 36 anos, contou que estava andando de skate com um amigo quando dois guardas se aproximaram para impedir que continuassem. "Tentaram nos derrubar, mas o povo em volta deu risada e um deles veio atrás". mateus continuou a andar com o skate, contornou o parque e saiu. Rugieri disse que não viu placas de proibição, mas que, quando entrou, alguns jovens disseram que não era mais proibido andar de skate ali.

Fora do parque, um guarda teria apontado a arma contra ele e dito para se deitar no chão. "Ele me deu um chute na perna e eu caí. Depois caiu com as pernas nas minhas costas", disse. Rugieri afirma que foi levado para uma sala, onde teria sido sufocado.

Versão

Conforme boletim de ocorrência registrado pela Guarda Municipal no 4.º Distrito Policial, os oficiais pediram para que Rugieri e o amigo parassem de andar de skate e os dois teriam xingado os guardas e continuado em alta velocidade. O caso foi caracterizado como desacato, pelos supostos xingamentos, e como desobediência, pelo desrespeito ao pedido dos oficiais. O skatista assinou um termo circunstanciado e deve comparecer a uma audiência marcada para o dia 21 de dezembro. Ele afirma que não tinha passagem pela polícia e que pretende entrar com uma ação contra o município.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, não existe uma lei que proíba andar de skate no Parque Bacacheri, mas há uma recomendação para evitar a prática em alguns pontos onde a pista é mais estreita, porque pode causar acidentes. Ainda segundo a prefeitura, existem placas para orientação nesses pontos e a Guarda Municipal deve pedir para o skatista praticar o esporte em outro local.

A reportagem entrou em contato com a Guarda Municipal para saber a versão dela sobre o ocorrido, mas, até as 19h30 de ontem, não houve retorno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]