• Carregando...

O skatista Rugieri Mateus, de 36 anos, detido no Parque Bacacheri, em Curitiba, no último sábado (21), vai registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil, nesta quarta-feira (24), para relatar a suposta agressão por parte de um Guarda Municipal. De acordo com o advogado dele, Miguelangelo Lemos, o skatista também fará um exame de corpo de delito e deve entrar com uma ação contra o município.

Rugieri contou ao advogado que tentou fazer o exame ainda no fim de semana, mas funcionários do Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba teriam dito que a análise deveria ser feita somente em horário comercial. Segundo Lemos, ainda restam "algumas escoriações que ficaram no corpo por causa da violência que ele sofreu".

O advogado também informa que a ação movida por Rugieri deverá ser contra o município e contra o guarda que teria praticado os abusos. Além disso, ele vai defender o skatista da acusação de desacato. "Queremos restituição pelos danos morais que ele sofreu e também pretendo defendê-lo pelo crime de desacato", afirmou.

Rugieri conta que estava andando de skate com um amigo na ciclovia do parque, por volta das 14h, quando dois guardas municipais se aproximaram e tentaram derrubá-los com as bicicletas que usam para se locomover no local. O skatista disse que continuou sobre o skate, contornou o parque e saiu. Fora do parque, um dos guardas que o havia perseguido teria apontado a arma para ele e agredido com chutes. Parte da ação foi fotografada e gravada por pessoas que estavam no local e o conteúdo foi postado na internet. Rugieri afirma que foi levado para uma sala depois disso, onde teria sido sufocado. O amigo dele não se envolveu na confusão.

Excesso

A Secretaria Municipal da Defesa Social declarou, em nota, que "as imagens da ocorrência no sábado (21) no Parque Bacacheri vão ser avaliadas. Já foi aberto um procedimento interno para apurar se houve excesso na abordagem da Guarda Municipal ou se os meios utilizados para conter o skatista foram adequados".

Ainda de acordo com a Secretaria, "o skatista utilizava a pista compartilhada do Parque Bacacheri em alta velocidade. Usuários do parque que faziam caminhadas no local solicitaram a intervenção da Guarda Municipal". Depois de abordado, Rugieri teria se recusado a reduzir a velocidade e teria desafiado os guardas.

Rugieri foi autuado por desacato, por supostos xingamentos, e desobediência, por ter desrespeitado ao pedido dos guardas. Ele foi levado para o CIAC Sul (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão), onde assinou um termo circunstanciado e deverá comparecer a uma audiência marcada para o dia 21 de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]