• Carregando...
Mayara Stelle, cofundadora do Sleeping Giants Brasil
A cofundadora do Sleeping Giants Brasil defendeu a estratégia do grupo de ameaçar empresas para retirar anúncios de veículos de direita| Foto: YouTube, canal do Supremo Tribunal Federal

Para justificar as ações do grupo militante de esquerda Sleeping Giants Brasil, que ameaça anunciantes nas redes sociais para desmonetizar veículos de direita, Mayara Stelle, cofundadora da iniciativa, disse que liberdade na internet é “romantizada” e que faz dela uma “terra sem lei”. Convidada para compor um painel em evento sobre liberdade de expressão organizado pelo STF, nesta sexta-feira (15), Stelle também falou que política é “um espaço de pluralidade”, apesar de estar no comando do grupo responsável por atacar quem manifesta viés político diferente.

A cofundadora disse que a estratégia do grupo é a “follow the money" (siga o dinheiro). Na teoria, o objetivo é encontrar quem está por trás do financiamento de determinadas causas e descobrir seus interesses. Mas o que o Sleeping Giants faz é perseguir veículos que manifestam ideias contrárias às do grupo e impedi-los de ganhar dinheiro.

Mayara Stelle, jovem de 24 anos e recém-formada em direito, é cofundadora do Sleeping Giants Brasil e foi convidada pelo Supremo Tribunal Federal para participar do segundo dia de Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, organizado pelo órgão. Orgulhosa do trabalho, Stelle conta que foram mais de 80 campanhas e mais de 1.550 empresas já foram “alertadas” pela milícia. Segundo ela, 1.153 empresas cederam a pressão.

STF arquivou inquérito que pretendia descobrir financiadores do Sleeping Giants

Ao mesmo tempo que o grupo fala sobre a importância de descobrir quem financia as causas, esconde quem os patrocina. A pedido da Jovem Pan, um dos alvos do Sleeping Giants em uma campanha chamada “Desmonetiza Jovem Pan”, a Polícia Civil do Estado de São Paulo começou a investigar o grupo. O foco do inquérito era descobrir os principais financiadores, mas o STF arquivou o inquérito, mesmo com manifestação da Procuradoria-Geral da República favorável ao andamento.

Recentemente, os responsáveis foram convocados a prestarem esclarecimentos em comissões da Câmara dos Deputados. O requerimento foi aprovado nas Comissões de Comunicação e Fiscalização Financeira e Controle, mas ainda não há uma data definida para a ida do grupo à Casa. O Senado Federal também vai analisar as atividades da milícia.

“Precisamos da sua ajuda para continuar tirando o sono dos extremistas” é o que está escrito na bio do twitter do Sleeping Giants Brasil. A própria Gazeta do Povo já foi vítima dos militantes esquerdistas. As ações do grupo acontecem nas redes sociais, onde as empresas recebem várias mensagens desse tipo e, por medo de se envolver em uma crise de imagem, acabam cedendo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]