• Carregando...
Construção do Teatro Municipal de Londrina. Estrutura deve amenizar falta de espaços culturais | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Construção do Teatro Municipal de Londrina. Estrutura deve amenizar falta de espaços culturais| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

O londrinense continua a achar que em Londrina faltam espaços culturais suficientes para as atividades (shows, peças de teatro, espetáculos de dança e concertos, entre outros). Entretanto, admite frequentar pouco os eventos culturais. É o que mostra levantamento feito pela Paraná Pesquisas, com exclusividade para o Jornal de Londrina, repetindo perguntas que foram realizadas no ano passado e que incluem a prioridade da reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde, considerada importante por 53% dos entrevistados.

Londrina tem espaços culturais suficientes? A esta pergunta, 28% das pessoas responderam que sim, contra 25% ano passado. Enquanto isso, 61% dos entrevistados acham que faltam na cidade espaços culturais, contra 63% em 2013. Talvez a reconstrução do Ouro Verde e edificação de dois novos teatros –o Municipal e o do Colégio Mãe de Deus – tenham ajudado nessa percepção.

"Isso é relativo. Londrina tem muitos espaços alternativos, que são espaços culturais. Por isso talvez as pessoas não tenham essa noção adequada quando se fala em espaços culturais", avalia a pianista e produtora cultural Irina Ratcheva.

Apesar disso, Irina concorda que a cidade não tem locais suficientes. "Alguns eventos culturais não aparecem porque utilizam esses espaços alternativos."

Também produtor cultural, Marcelo Domingues, criador do Demo Sul, festival de música independente, concorda que Londrina tem poucos espaços culturais. E os que existem, estão centralizados. "É difícil achar um espaço alternativo formalizado nas periferias. Lá em Pernambuco, esses espaços são descentralizados, o que possibilita o surgimento de músicos como Chico Science", exemplifica. Pela pesquisa, somente 18% dos entrevistados participaram de algum evento cultural nos últimos três meses. Esse número era de 14% ano passado. Para a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, isso ocorre porque ainda não se encontrou uma forma eficaz de comunicar os muitos eventos que ocorrem na cidade. Mesmo assim, a secretária concorda que seriam necessários mais espaços culturais. "Acho que deveria ter uma estrutura maior de espaços públicos e privados para realizar atividades culturais."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]