• Carregando...

Dos cerca de 60 animais acolhidos todos os meses pela Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), apenas 20 conseguem um novo lar. O índice é considerado baixo, já que não há estrutura para manter e cuidar dos cerca 650 animais que lotam a organização não-governamental criada em 1973. "É comum largarem cães na porta da Sociedade, amarrados, ou filhotes em caixas", afirma Soraya Simon, vice-presidente da SPAC, que afirma acolher cerca de dois cães por dia.

Segundo Soraya, a maioria dos cães recolhidos é vítima de maus-tratos ou algum tipo de agressão. Foi o que aconteceu com o vira-latas Pretinho, que, supostamente, foi amarrado em trilhos de trem e teve as patas cortadas. Ele, porém, conseguiu um lar. "É muito caro manter a entidade, temos gastos com medicamentos, comida, limpeza e tratamento", diz ela. "Vivemos basicamente da nossa clínica e de doações." Apesar das dificuldades, o sacrifício dos animais que não são adotados nem é cogitado. "Só sacrificamos aqueles em estado terminal ou que não agüentam o tratamento, perante laudo do veterinário. Não importa se vai ficar aleijado, se o tratamento é caro, nós cuidamos."

Desde 2005, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Curitiba não conta mais com a carrocinha, que recolhia animais de rua e os sacrificava na câmara de gás. "As coisas eram feitas de forma errada no passado, sacrificavam-se até cães saudáveis", afirma a bióloga Cláudia Staudacher, do CCZ. "Sem contar que o extermínio não auxilia em nada o controle da população de cães", completa. Segundo ela, o método mais eficiente para o controle da população é a conscientização dos proprietários. Ela estima que cerca de 80% dos cães de rua em Curitiba tenham dono. "O problema tem a ver com a irresponsabilidade dos proprietários. Se você tem um cãozinho, é do portão para dentro."

Quem quiser adotar um animal deve se dirigir ao canil do CCZ, no Canal do Rio Belém, número 3, no bairro Gabirotuba, munido de documentos pessoais, coleira e corrente. O interessado deve responder a uma entrevista e preencher um termo de compromisso.

O canil da SPAC tem cães e gatos para adoção. Fica na Rua Professor Sandália Monzon, 140, no bairro Santa Cândida. A Sociedade conta ainda com uma clínica que faz atendimentos e cirurgias com preços abaixo dos de mercado. O telefone é 3256-8211.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]