• Carregando...
Durante o caminho e em frente do Palácio Iguaçu, alguns fumaram a substância | Henry Milléo / Gazeta do Povo
Durante o caminho e em frente do Palácio Iguaçu, alguns fumaram a substância| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

"Se o Brasil legalizar, olê olê olá, eu vou plantar". Essa foi uma das músicas entoadas pelos participantes da Marcha da Maconha, na tarde desse domingo, em Curitiba. Nem o frio nem a chuva impediram as cerca de 1,5 mil pessoas – segundo estimativa da organização – de sair pelas ruas da capital paranaense pedindo a descriminalização e a legalização do uso da droga.

A concentração aconteceu na Boca Maldita. Depois, em uma caminhada tranquila, os manifestantes seguiram até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, onde chegaram por volta das 16h30. Embora os organizadores pedissem para que os integrantes da Marcha não fumassem maconha durante a passeata, muitos jovens acabaram fazendo uso da substância. Ao longo do ato, não foram viaturas da Guarda Municipal nem da Polícia Militar. Durante todo o percurso não houve incidentes e apenas algum pequeno atrapalho no trânsito.

"A gente sempre luta pela legalização da maconha de forma pacífica. Pedimos para não fazer uso da maconha durante a passeata, mas é muito difícil controlar todas essas pessoas", afirma o integrante da Marcha, James Kava. Segundo ele, a regulamentação do uso da droga diminuiria os índices de criminalidade. "Precisamos regulamentar um mercado da maconha, que já existe, para acabar com o tráfico de drogas e com a violência", ressalta Kava.

Outro integrante da Marcha, Tiago Borba acredita que a sociedade precisa se conscientizar de que nem todo usuário é viciado. "Se a pessoa for viciada, é um problema de saúde, e não de segurança pública", destaca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]