• Carregando...

Olhando de cima, Lajedinho, na Chapada Diamantina, a cerca de 350 quilômetros de Salvador, parece um monte de entulho. O cenário desolador foi provocado por uma tromba-d'água que atingiu a cidade na noite deste sábado, 7, provocando ao menos 16 mortes, vários feridos, centenas de desabrigados, e uma criança ainda estaria desaparecida.

A enxurrada, inundou tudo, destruiu mais de 70 casas, árvores e postes caíram, deixando a cidade sem energia elétrica, e arrastou carros. Somente nesta segunda-feira, 9, foram encontrados seis corpos, conforme a Defesa Civil, numa região distante da cidade. Eles teriam sido levados pela correnteza do Rio Saracura, que transbordou.

A população, tenta se refazer do susto, contabiliza os prejuízos e chora os seus mortos. O município de Lajedinho é um dos menores da Bahia, com pouco mais de quatro mil moradores, todo mundo se conhece. Eles não esperavam por uma chuva tão devastadora, visto que há anos não chovia forte na região. O local enfrentava problemas com a seca.

O prefeito Antonio Mario Lima, decretou estado de emergência e luto oficial por três dias, a partir de hoje. Entre o fim da noite de sábado e o início da madrugada de domingo choveu 120 milímetros, que equivaleria a mais dois meses de chuva, no local conforme informações da Superintendência da Defesa Civil do Estado (Sudec).

"A estiagem prolongada deixou o solo impermeável, bloqueou a entrada da chuva e a água escorreu pelos vales, atingindo a cidade em cheio", contou o prefeito. Ele diz não saber o que fazer com relação à documentação da prefeitura, completamente perdida, pois a água invadiu o prédio do Executivo municipal.

O prefeito informou ainda que entre as ações emergenciais, serão construídas 200 casas na parte alta da cidade, longe da área de alcance do Rio Saracura. As vítimas estão sendo abrigadas em casa de parentes conhecidos, ou em escolas na região, enquanto aguardam por doações. Muitas famílias perderam tudo o que possuíam. Os danos afetaram fortemente o comercio da cidade.

Na tarde desta segunda-feira o governador Jaques Wagner foi ao município, ver de perto a situação. Também o vice-governador, Otto Alencar, esteve em Lajedinho para avaliar a dimensão dos prejuízos. Foi aberta uma conta bancária, que está sendo administrada por uma comissão formada por integrantes da sociedade civil e do Ministério Público Estadual, para recolher doações para a s vítimas. Os depósitos podem ser feitos no Banco do Brasil AG: 0595-9 C/C: 40000-9.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]