• Carregando...

A taxa de pessoas presas por 100 mil habitantes do Paraná aumentou 12,7%, saltando de 267,5 no ano de 2006 para 301,7 no ano de 2007. O número – que conta apenas quem está em presídios – fica abaixo da média nacional, de 302,2. O dado mais preocupante é que, além disso, o estado mantém outras 8 mil pessoas detidas em cadeias públicas e delegacias superlotadas.As estatísticas foram divulgadas ontem no anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados divulgados apontam ainda que o Paraná não tinha superlotação no sistema penitenciário no ano passado. Descontados os presos do regime aberto, havia mais vagas do que presos.

Para o especialista Maurício Kuehne, ex-diretor do Departamento Penitenciário Nacional, a situação do estado é "paradoxal". "O estado não tem falta de vagas para presos condenados. Só que as autoridades não contam quantos presos condenados cumprem pena nas delegacias e cadeias públicas", afirmou.

Segundo o sociólogo Pedro Bodê, coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR, as penitenciárias do Paraná e de São Paulo são as melhores do país, mas a situação nas delegacias é caótica. "O problema é que o senso comum diz que se mede a segurança pública pelo número de prisões. Há uma pressão para se prender por pequenas coisas, punir qualquer delito. Aí as prisões enchem mesmo. Esse negócio não tem fim. O ideal seria usar também as penas alternativas", disse.

Já o advogado Dálio Zippin, da comissão nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), afirma que o 11º Distrito Policial e o 12º Distrito Policial de Curitiba estão em estado de calamidade pública. "Cada um tem mais de 200 presos em espaços com capacidade para 40 detentos."

Seju

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Seju) foi procurada pela reportagem, mas não comentou os dados do anuário divulgado ontem, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A Seju apenas informou que não houve superlotação no sistema penitenciário nos últimos anos. A contagem mais recente aponta que o Paraná tinha 13.057 detentos para 13.663 vagas existentes em 23 unidades prisionais no dia 30 de setembro deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]