• Carregando...
 | /Andre Rodrigues /Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: /Andre Rodrigues /Gazeta do Povo/Arquivo

Em uma semana, mais de 200 novos casos de dengue foram confirmados em todo o Paraná. De acordo com novo boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SESA) divulgado nessa terça-feira (19), são 2.203 desde agosto do ano passado.

Confira a cobertura completa sobre o aedes aegypti e as doenças ocasionadas pelo mosquito.

Paranaguá, que desde o início do ano enfrenta uma epidemia de dengue, já notificou 614 casos. Na última semana, no entanto, outros seis municípios também atingiram uma taxa de incidência que caracteriza situação epidêmica: Mamborê (56), Cambará (93), Munhoz de Mello (43), Santa Isabel do Ivaí (35), Itambaracá (25) e Guaraci (19).

Dengue em números

Entre agosto de 2015 até o momento:

143 municípios têm casos de dengue confirmados

19.242 casos foram notificados

2.203 casos já foram confirmados

Em 2.072 casos, a doença foi contraída no Paraná

Em 131, foi contraída em outros estados

No ranking da dengue, atrás de Paranaguá vem Foz do Iguaçu, com 340 casos confirmados; Londrina, com 322; e Maringá, com 80. Dos 399 municípios do Paraná, 308 já apresentaram notificações da doença.

Mortes

Segundo o boletim da Sesa, até o momento há confirmação de duas mortes em decorrência de complicações da dengue, ambas em Paranaguá. Outras três mortes estão sendo investigadas pela secretaria para confirmar se a dengue foi ou não a causa do óbito. Os casos em investigação são de Paranaguá e Foz do Iguaçu. Técnicos da Secretaria Estadual da Saúde estão analisando todos os prontuários médicos e pesquisando a história clínica de cada paciente. É preciso ainda aguardar o resultado de exames laboratoriais complementares.

Zica e chikungunya

O boletim ainda traz informações sobre o zika vírus. Desde agosto do ano passado foram notificados 123 casos suspeitos no Paraná, sendo que apenas um deles foi confirmado. Já a febre chikungunya foi diagnosticada em cinco pacientes – um deles infectado dentro do estado e os outros quatro, fora.

Aprenda a identificar os sintomas; em caso de suspeita, procure atendimento

Febre
O primeiro sintoma da dengue geralmente é a febre, que aparece de 5 a 10 dias após a picada do mosquito infectado. A febre pode vir acompanhada de dor de cabeça, dor articular, dor muscular, dor atrás dos olhos e mal-estar geral.

Outros sintomas
Quando o paciente apresenta dor abdmonial intensa, vômito persistente (de 4 a 6 episódios em um período de 6 horas) ou tontura por queda de pressão, o cuidado deve ser redobrado. Nesses casos, a pessoa deve ficar internada em observação.

Acompanhamento especial
Crianças menores de cinco anos, adultos com mais de 65 anos, gestantes e doentes crônicos (hipertensos e diabéticos graves, entre outras comorbidades) devem ser avaliados pela equipe de saúde diariamente por um período de 3 a 4 dias.

Reavaliação
Quem não se encaixa nessas condições deve retornar ao serviço de saúde imediatamente após o desaparecimento da febre. A reavaliação é importante para evitar que a pessoa evolua para a forma grave da doença sem assistência adequada. Estudos apontam que os sintomas da dengue clássica duram em média sete dias, dependendo do organismo da pessoa.

Atenção: pacientes com suspeita de dengue não devem se automedicar. Analgésicos podem aliviar a dor e mascarar os sintomas, agravando o quadro; já antibióticos podem causar hemorragia digestiva.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]