• Carregando...
Faixas penduradas na frente da Escola Estadual Xavier da Silva, em Curitiba, buscam atrair novos alunos | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Faixas penduradas na frente da Escola Estadual Xavier da Silva, em Curitiba, buscam atrair novos alunos| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Enquanto há listas de espera por vagas em escolas públicas para o período diurno, sobram lugares no turno noturno. Situação como essa vem ocorrendo nos colégios estaduais Barão do Rio Branco e Xavier da Silva, na região central de Curitiba, que chegaram a colocar faixas na frente das instituições chamando interessados. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) estima que ainda estão disponíveis 35% a 40% vagas do período noturno em boa parte das escolas estaduais. A Secretaria de Estado da Educação não fala em números por enquanto.

O diretor do Barão do Rio Branco, Pedro Billó, calcula que 45 das 105 vagas do ensino médio noturno estão disponíveis. Ele afirma que a expectativa para 2012 é de abrir mais duas turmas diurnas. "Para de manhã e para a tarde tem um cadastro para espera de vaga", diz. Segundo ele, o medo e a necessidade de mais segurança podem estar entre os motivos pela procura de aulas durante o dia.

Já na Escola Xavier da Silva, no Rebouças, há vagas para o ensino médio e para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que registrou queda de matrículas no Brasil. Segundo o Censo Escolar de 2010, houve diminuição de 5% no número de matriculados em turmas de EJA: 374 mil estudantes a menos que o verificado em 2009.

Causas

Segundo a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, uma das causas para a existência de vagas é a diminuição na defasagem aluno/série. "O aluno com idade menor prefere estudar de manhã", diz. Ela completa que nos últimos cinco anos houve uma recuperação do número de alunos em sala de aula no período noturno, além de maior oferta de vagas por parte do Estado.

A superintendente de educação da Secretaria de Estado da Educação, Meroujy Cavet, explica que à noite as escolas têm mais salas ociosas e ofertam vagas devido à demanda. Meroujy afirma não ser possível no momento detalhar o número de vagas nas escolas, pois a secretaria ainda está em processo de matrícula. Com relação à procura por aulas de manhã, o órgão pretende ampliar a oferta de vagas no ensino médio diurno nos próximos anos.

Serviço:Para mais informações sobre vagas na rede estadual, ligue para o 0800 419 192

Interatividade

O que poderia ser feito para não haver disparidade entre os turnos diurno e noturno das escolas?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]