• Carregando...
Sol aparece em Curitiba na manhã deste sábado (21). | Antônio More/Gazeta do Povo
Sol aparece em Curitiba na manhã deste sábado (21).| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A previsão do tempo tem dessas coisas... O que ontem se delineava como um fim de semana gélido e chuvoso, hoje se revela um dia de céu claro, com temperaturas amenas, quase um convite a sair de casa.

Apesar de esse sábado (21) ter surpreendido Curitiba e Região Metropolitana com um solzinho, ainda que tímido, não se engane: a previsão para o fim de semana ainda é de tempo instável e chuvoso na maioria das regiões do Paraná, segundo o Instituto de Meteorologia Simepar.

Previsão do tempo nunca acerta?

Surpresas meteorológicas como a desse sábado (21) fazem aumentar a impressão de que, às vezes, é mais certeiro dar uma espiada no céu do que consultar um serviço de previsão do tempo, não é?

No entanto, vale destacar que não há culpados nisso. O clima é um fenômeno complexo, definido por uma série de fatores em constante transformação (temperatura, ventos, pressão atmosférica, umidade...) e “previsto” com base em um amontoado de informações coletadas por equipamentos diversos – estações meteorológicas, boias, satélites, radares e computadores.

Lacunas nas observações são, portanto, compreensíveis, e mais ainda quando a previsão avança muito para o futuro.

Ou seja, a qualquer momento, o clima agradável pode dar lugar a pancadas de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Essa instabilidade tem a ver com a movimentação de uma massa de ar frio que se desloca rápido pelo estado e traz nebulosidade e chuva a intervalos.

O que esperar

Os termômetros registram a nossa já conhecida amplitude térmica em quase todas as regiões do estado e dê-lhe camadas de roupas e guarda-chuva retrátil na bolsa (melhor não arriscar...). Em Curitiba, a mínima é de 13°C e máxima de 21°C; no Norte, na região de Maringá, as temperaturas oscilam entre 16°C e 25°C; e no Sul, em União da Vitória, a máxima é de 19°C.

No domingo (22) os termômetros não apresentam grande variação, mas a chuva deve se fazer mais constante e mais forte nas regiões Leste, Centro e Norte. Nos municípios localizados mais ao Oeste e ao Sul, as chuvas ocorrem de forma mais isolada.

A expectativa é que o frio fique mais intenso a partir de segunda-feira (23), com a passagem da área de instabilidade e o reforço de mais uma massa de ar polar. A previsão para toda a próxima semana, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE, é de sol, frio e pouca chuva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]