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O último sorteio da promoção de aniversário de 12 anos do Shopping Total, que premiava clientes com 12 carros, virou queixa policial no início da noite de ontem, no bairro Portão, em Curitiba. Cerca de dez clientes foram ao 8.º Distrito Policial (DP) pedir investigação porque não conseguiram trocar os cupons a tempo de participar da promoção, que se encerrou às 17h30. Eles alegam que o shopping feriu o direito do consumidor. Mais de 60 pessoas teriam sido prejudicadas porque esperavam na fila e não conseguiram atendimento. Pelo menos 40 delas prometem entrar com processo judicial contra o shopping, que alegou apenas respeitar o regulamento da promoção.

A confusão começou no guichê de troca das notas fiscais pelos cupons perto das 17 h, quando os clientes na fila perceberam que não seriam atendidos a tempo do encerramento da urna, marcado para as 17h30. Apenas quatro dos seis guichês de troca estavam funcionando. O grupo pediu para a gerência do shopping prorrogar o horário ou atender, pelo menos, quem estava na fila. Sem sucesso.

"A gente só queria trocar o cupom e participar do sorteio", lamentou Anderson Michiyori, que esperou mais de uma hora na fila sem ser atendido.

A estudante de Direito Cíntia Luiza Tondin falou que foram recolhidos nomes e números de documentos de quem se sentiu prejudicado para embasar um processo na Justiça contra o estabelecimento. Ela fez mais de R$ 1.200 em compras na tarde de ontem e foi uma das pessoas que não participaram da promoção. Muitos clientes reclamaram que o cupom entregue pelas lojas não trazia nenhuma informação sobre o horário limite de troca. "Eu vim hoje (ontem) só para trocar os cupons e não consegui", desabafou Maria Aparecida Alves Faria, que tinha cerca de R$ 2 mil em notas fiscais.

A superintendente do Shop­­ping Total, Lucila Peyerle, explicou que não havia como abrir exceção para os clientes que estavam na fila e que o estalecimento apenas cumpriu as regras do regulamento, que são fiscalizadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). O sorteio teve, ontem, a auditoria da empresa Bazzaneze Auditores In­­­­de­­pendentes. "Se colocasse na ur­­­na um cupom do dia 24 (ontem) depois das 17h30 não seria válido (o sorteio) porque estaria fora do regulamento."

Pouco mais de 1 milhão de cu­­pons concorreram no sorteio de ontem ao último carro da promoção, que começou em novembro do ano passado. O ganhador do automóvel foi Edson Hitoshi Morimoto.

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