A Souza Cruz S/A terá que apresentar à Justiça Federal extratos de conta corrente de todos os produtores integrados do Paraná que mantêm atividades com a multinacional. A solicitação é resultado do acompanhamento das atividades do Fórum do Tabaco, que tem como um dos objetivos erradicar o trabalho infantil da produção de fumo.

CARREGANDO :)

Os documentos haviam sido requisitados pelo Ministério Público Federal (MPF), que solicitou os extratos de mais de 10 mil produtores integrados, no período de 2006 a 2009. A Souza Cruz entrou com um pedido de mandado de segurança, para não enviar os documentos – cerca de 30 mil folhas -, alegando o caráter abusivo do pedido.

A 3ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu por unanimidade o parecer do MPF. Para o Ministério, não houve qualquer ilegalidade ou abuso de poder na requisição das informações, já que as prerrogativas estão asseguradas pela Constituição Federal. O relator do caso, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, votou a favor dos argumentos do MPF e seu voto foi seguido pelos colegas de turma.

Publicidade

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Souza Cruz informou que vai recorrer da decisão. "A empresa considera que o requerimento perdeu o seu objeto, uma vez que firmou com o MPT [Ministério Público do Trabalho] um Termo de Ajustamento de Conduta que versa sobre os mesmos temas discutidos no Procedimento Administrativo que deu origem à solicitação" , diz nota encaminhada pela empresa.

A companhia informa que continua investindo em projetos contra a mão-de-obra infantil, como o programa Jornada Escolar Ampliada, que, segundo a empresa, direcionou R$ 11 milhões para garantir a permanência de alunos nas escolas.