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No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria-Geral (Seoge), do governo estadual, instaurou mais de 3.374 procedimentos, um número 77% maior que o total registrado no ano passado.

Já a Central de Atendimento da administração municipal registrou um aumento de 36% no número de ligações recebidas de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2004.

Segundo o gerente de atendimento da Seoge, Walter Gonçalves, por meio da Ouvidoria o governo consegue identificar as prioridades e definir as ações corretivas e preventivas de cada secretaria ou órgão. Gonçalves aponta que a Seoge conseguiu resolver um problema que existia nas grandes estruturas. Para manter a satisfação do público, a Ouvidoria tenta garantir sempre uma resposta.

O governo do estado também está incentivando a criação de ouvidorias em prefeituras paranaenses. Até agora, já são 70 municípios. Segundo o levantamento feito no primeiro semestre deste ano, as principais reclamações são na área de administração geral, somando 937 casos. Foram feitas denúncias sobre uso indevido de veículos oficiais, pedidos de informações sobre concursos, cargos e salários e programas de governo e registros sobre instalações imobiliárias e equipamentos.

Investimentos

O assessor de marketing da Central de Atendimento da prefeitura, Rafael Ramagem, explica que os telefonemas ajudam a administração municipal a definir até questões de investimentos. Foi assim com a criação da Administração Regional da Cidade Industrial, neste ano.

Ramagem lembra que as solicitações da população do bairro eram bem peculiares e que o atendimento era muito demorado porque o bairro era atendido por três regionais diferentes. Para a coordenadora da Central, Simone Biscaia, a participação da população determina o resultado das ações governamentais.

Ela explica que, desde o segundo semestre de 2004, a Central 156 passou a operar de forma totalmente automatizada, representando uma melhoria significativa no sistema. Além da coleta de lixo, que comumente é o serviço com maior índice de solicitações, a comunidade procura também a Central para pedir obras de melhoria e pavimentação de ruas e iluminação pública.

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