• Carregando...

Era para ser apenas uma brincadeira entre amigos, mas se transformou numa das mais tradicionais festas gastronômicas do estado – a Festa Nacional do Porco no Rolete, que chega à 32.ª edição no próximo domingo, dia 18, em Toledo. Em 1973, um grupo de amigos reunidos no Clube de Caça e Pesca da cidade decidiu assar um porco inteiro no rolete, um espeto giratório sobre brasas. O assado caiu no gosto dos toledanos e, em 1974, virou festa. Todo ano, equipes se desafiam para ver quem assa um porco de 30 quilos com melhor sabor. O tempo médio sobre as brasas é de oito horas.

Preocupado em manter a exclusividade da festa, que atrai gente de todo o Brasil, o Clube de Caça e Pesca patenteou a expressão "Porco no Rolete" no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 1984. Em apenas um dia, a festa, que também oferece bancas de artesanato, shows e diversões infantis, reúne cerca de 25 mil pessoas. "Temos orgulho do que fazemos", diz Marcos Zolet, presidente do clube. Para a edição deste ano, a expectativa é de assar 300 porcos.

O município de Toledo é o maior produtor de suíno do Paraná, com um plantel de 250 mil animais. Com sede na cidade, o frigorífico da Sadia abate cerca de 8 mil porcos por dia, entregues por produtores de toda a Região Oeste. Cerca de 15 mil pessoas trabalham com suinocultura na região. Festas como a do Porco no Rolete, portanto, são naturais. Há eventos semelhantes para leitão na estufa e porco à paraguaia (na grelha), por exemplo. Durante o ano, a cidade tem 15 festas relacionadas à suinocultura. "O turismo gastronômico é um das grandes fontes de renda da região", afirma Zolet.

Cidades vizinhas também promovem suas festas, o que cria um roteiro gastronômico que atrai turistas e movimenta a economia. Marechal Cândido Rondon tem o "Boi no Rolete", em julho. No mesmo mês, Campo Mourão promove o "Carneiro no Buraco". Itaipulândia tem o "Dourado no Carrossel", em novembro. Com tanta comida, a única preocupação é não engordar. "No nosso caso, quem vem à festa pode ficar tranqüilo", garante Zolet. "Nosso porco é light."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]