• Carregando...

Bloco escolhe as melhores marchinhas de 2014

Conheça aqui as músicas concorrentes para votar na melhor marchinha preferida do bloco de pré-carnaval Garibaldis & Sacis de 2014.

Velhos carnavais

O Carnaval está chegando e queremos conhecer um pouco da história da festa de rua dos curitibanos. Quem tem fotos dos carnavais de antigamente em clubes, em ruas da cidade, desfiles oficiais ou do samba no pé na avenida?

As imagens selecionadas podem ser publicadas no jornal impresso, no site ou nas redes sociais.

Envie aqui

      Para brincar no pré-carnaval do bloco Garibaldis & Sacis, que saiu neste domingo (16) na rua Marechal Deodoro no centro de Curitiba, o funcionário público Evaldo Nascimento diz ter "fez a limpa" o armário de roupas da esposa. Tudo para montar a fantasia que batizou de "Nega Maluca". "Não é fácil ser ‘bonita", brinca. "Aperta tudo, tem que cuidar para não levantar a saia, dar atenção aos fãs", enumera.

      Para Nascimento, paulista que vive em Curitiba há treze anos, a chuva e o vento frio da tarde de domingo não bastam para diminuir-lhe o animo carnavalesco. "O povo não gosta de chuva, mas eu sempre saio (no pré-carnaval). Hoje ninguém me pega", diverte-se. A mesma coragem que parece ter motivado os foliões a se aventurarem na segunda saída do tradicional bloco curitibano cujo tema era "super-heróis".

      Ainda que não tenha repetido o sucesso do domingo passado, quando mais de dez mil pessoas seguiram o bloco com sol e calor de mais de 30 graus na estreia da Marechal como casa do bloco (até o ano passado, as saídas ocorriam no Largo da Ordem), muita gente enfrentou a garoa e o vento frio para brincar ao som de novos e velhos sambas e marchinhas.

      Para Magda Flores Rodrigues que toca tamborim na bateria do bloco, as "condições climáticas não atrapalham em nada". "Aqui é assim mesmo: faz calor no inverno e frio no verão. A festa não pode parar", disse. Ela, no entanto, também usava uma capa de chuva sobre a fantasia. E não era a única.

      Gorros, chapéus, cachecóis e jaquetas, típicos do vestuário dos curitibanos, meio esquecidos durante a onda de calor deste início de ano, se misturavam às fantasias de mulher-maravilha, super-homem e outros heróis menos votados. "O curitibano tá acostumado com esse tempo (de hoje). Fora do comum era o calor da semana passada", avalia a vendedora de cerveja Priscila Bianchi. Uma das vinte vendedoras que posicionam seus "carrinhos" na passarela, ela lamenta que as vendas também "esfriaram". "No domingo passado vendi quase 500 latinhas. Hoje não está fácil", compara.

      Para "garantir a tranquilidade da população", a organização do evento proibiu que foliões entrassem na Marechal Deodoro com garrafas e caixas de isopor. Apenas latinhas de cerveja estavam liberadas. O bloco volta a se apresentar no próximo sábado (22) no bairro Sítio Cercado e no domingo (23) na Marechal Deodoro.

      Marchinhas

      Na saída deste domingo, o bloco cantou as cinco músicas finalistas do 4º Concurso de Marchinhas e Zoeiras Carnavalescas, compostas por foliões da cidade. Após ouvirem as marchinhas na rua, o público pode votar na melhor durante a semana nas páginas do bloco nas redes sociais (leia ao lado). A vencedora será revelada no próximo domingo (23). Um dia antes, no sábado (22), os Garibaldis & Sacis vão levar seu trio elétrico para o bairro do Sítio Cercado na região sul da cidade.

      Garibaldis&Sacis

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]