• Carregando...

São Paulo – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem que o surgimento de um novo tipo de dengue no Brasil é mera questão de tempo. "A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Hoje, com o encurtamento das distâncias dados pelas viagens, avião, comércio internacional e turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa com o vírus tipo 4 venha ao Brasil", afirmou.

O ministro realizou uma palestra para sindicalistas ligados à Força Sindical, em São Paulo, onde debateu políticas de saúde do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na última terça-feira, Temporão afirmou que o Brasil vive uma epidemia de dengue. Nos primeiros nove meses deste ano, foram registrados 481.316 casos da doença no país, contra 321.368 casos no mesmo período do ano passado.

Ontem, o ministro voltou a demonstrar preocupação com os números da doença. "A dengue é uma questão muito complexa e existem cerca de 100 milhões de casos da doença por ano no mundo. O Brasil é apenas um país dentro desse conjunto de doenças que acometem milhões de pessoas. Iremos ter mais de 500 mil casos (de dengue) neste ano", disse.

Ainda de acordo com o ministro, trata-se de uma doença complexa por fatores que envolvem desde a infra-estrutura ambiental, passando pelo recolhimento do lixo, situação de moradia, informação, educação e mobilização, além da ausência e uma vacina para combater o vírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]