• Carregando...
A assistente social Débora Matthes levou o filho Caio ao hospital em Matinhos | Walter Alves/Gazeta do Povo
A assistente social Débora Matthes levou o filho Caio ao hospital em Matinhos| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

Cuidados

Redobre os cuidados básicos de higiene:

- Lave as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão.

- Tenha atenção à higiene e à conservação dos alimentos.

- Não tome remédios para interromper a diarreia. Procure um médico.

- Evite contato com a água de alagamentos.

Um surto de virose registrado no litoral do Paraná já levou mais de mil pessoas a procurarem atendimento médico em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Os principais sintomas são diarreia e vômito. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram 987 atendimentos entre os dias 2 e 8 deste mês. Em Guaratuba, mais 122 pessoas procuraram auxílio médico entre os dias 9 e 15. A Sesa não possui boletins atualizados, mas só ontem foram feitas entre 20 e 30 consultas no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos.

Em Guaratuba, o agente infeccioso responsável pelos casos é o Norovírus. "Estamos estudando os casos de Matinhos e Pontal do Paraná. Ainda não sabemos o que causou as viroses nesses dois mu­­nicípios", afirmou Miriam Woiski, chefe do departamento de Vigi­lân­cia e Controle de Agravos Estraté­gicos da Sesa. Segundo o boletim da secretaria, entre os dias 2 e 8 fo­­ram feitos 564 atendimentos em Ma­­tinhos, 213 em Guaratuba e 210 em Pontal. Em janeiro de 2010 também houve aumento do número de casos de diarreia e vô­­mito nas praias do Paraná e no litoral do estado de São Paulo. Em ambos os casos o causador foi o Norovírus.

O Norovírus não é letal, mas tem alta transmissibilidade. Como a pessoa contaminada tem diarreia e vômito, há risco de desidratação. A principal forma de contaminação é a ingestão de alimentos e água contaminados. É essencial reforçar cuidados com a higiene. O vírus está presente em fezes, vômito e secreções.

A assistente social Débora Matthes, 37 anos, levou o filho Caio, 6 anos, ao hospital em Ma­­tinhos ontem. "Pela manhã ele começou a passar mal, com vômito e diarreia", disse.

"É fundamental lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Isso deve ser feito, principalmente, antes de preparar e fazer refeições, quando chegar da rua e após ir ao banheiro", diz o médico infectologista José Luiz de Andrade Neto, diretor científico da So­­ciedade Paranaense de Infecto­logia. Ele disse não ter conhecimento de casos de contaminações pela água do mar.

A virose dura, em média, até três dias. Outros sintomas são dor de estômago, náuseas e em alguns casos febre e tremores de frio. Quem tiver sintomas deve procurar uma unidade de saúde. Segundo o médico Sandro Mo­­raes, do Hospital Nossa Se­­nhora dos Navegantes, os pa­­cientes recebem soro e normalmente são liberados. "O calor sempre é acompanhado por viroses. São casos simples, que em um ou dois dias estão resolvidos", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]